Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Gentio do Ouro amplia debate sobre plano da bacia hidrográfica do Rio Verde e Jacaré

ouro
Reunião ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Verde e Jacaré na última quarta | FOTO: Divulgação/Sema |

A 29º reunião plenária ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Verde e Jacaré (CBHVJ), aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade de Gentio do Ouro, na Chapada Diamantina, na última quarta-feira (14) e teve como pautas centrais discutir a consulta pública do plano de bacia, a dissertação de mestrado sobre o Rio Verde e Jacaré, além de outros informes e encaminhamentos. Participaram do evento o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Edison Ribeiro, o prefeito eleito da cidade de Gentio do Ouro, Robério Cunha (PDT), além de técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos (Inema) e membros do comitê.

Durante todo o dia, o encontro debateu o processo de elaboração do Plano da Bacia do Verde-Jacaré, que consiste em um trabalho participativo. Nesta sexta (16), acontece a primeira consulta pública do plano desta bacia, da Região de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA), sendo esta a primeira de todos os planos que está em curso, e em elaboração no Estado. “Hoje [quarta] também se discutiu a questão da importância além do plano, a organização, a estruturação, e a sede do comitê, que também tem uma parceria com a SDR [Secretaria de Desenvolvimento Rural] aqui em Irecê”, destacou Edison Ribeiro.

Durante a apresentação da tese, foi exibido o trabalho que vem sendo realizado pelo comitê e a importância dele para a comunidade. O produto apresentado ajuda e traz subsídio importante, desde os aspectos econômico, sociológico, antropológico e ambiental da bacia e região, além da necessidade dos cuidados inclusive na atuação da bacia. A elaboração desses instrumentos considera, como elemento fundamental de sua metodologia, a participação social, estabelecendo relação de integração entre comunidade e as equipes de trabalho. As informações são da Sema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas