• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Surto de doença viral ainda desconhecida assusta moradores de Salvador

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
10 janeiro 2017 - 11h17
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Saúde
0
Surto de doença viral ainda desconhecida assusta moradores de Salvador
saude
A coleta do sangue e urina dos pacientes já foram realizados para tentar identificar o vírus | FOTO: Reprodução |

Uma doença causada por um vírus começou a assustar moradores de Salvador. Os sintomas são dor muscular extrema e urina na cor preta. Ao menos nove pessoas já procuraram hospitais da capital baiana nos últimos dias com sintomas dessa doença que, em casos mais graves, pode levar a insuficiência renal. À frente das investigações sobre a doença, Dr. Gúbio Soares, pesquisador do laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em virologia, afirma que a enfermidade é causada por um vírus ainda não identificado.

A coleta do sangue e urina dos pacientes já foi realizada para tentar identificar o vírus. “Precisamos de cerca 10 a 15 dias para conseguirmos fazer essa identificação”, afirmou o especialista. Ele acredita que a transmissão seja via oral, através do aparelho respiratório. Ele destaca que outro sintoma da doença é o aumento no organismo da enzima CPK, que atua na regulação do metabolismo dos tecidos contráteis, como os músculos esquelético e cardíaco. “Teve paciente com índice de CPK de 100 mil unidades por litro de sangue, enquanto o normal é 200 unidades por litro”, falou Dr. Gúbio.

“Por isso, como há risco de insuficiência renal, os pacientes devem ficar internados até a urina voltar à cor normal”, afirma. A estudante Giovana Colavolpe, de 24 anos, foi uma das pessoas que tiveram a doença em Salvador. Ela conta que o namorado dela, Tiago Pavan, teve os mesmos sintomas, no mesmo período que ela.

“Na última sexta (9) eu senti uma dor muito forte no corpo inteiro. Começou no pescoço, foi irradiando. Eu tomei um relaxante muscular e não fez efeito, depois tomei um segundo comprimido e senti uma leve melhora. Quando acordei na manhã de sábado (10), estava ainda com dor e fui para o hospital”, conta Giovana, que relata ainda que a dor era insuportável. “Quando você pensa em se mover, dói todos os músculos que você utiliza para fazer o movimento que você quer. É uma dor que eu não quero para o meu pior inimigo”, fala a estudante.

O médico infectologista Antônio Bandeira diz que o tratamento é feito com hidratação e analgésico. “O paciente não deve, em hipótese nenhuma tomar anti-inflamatório, porque pode piorar a função renal”, adverte. O tempo de melhora, em média, dura três dias. O médico afirma que a capital baiana vive um surto da doença. “É um surto. Anteriormente não tínhamos registro da doença, e agora já são nove casos. Isso configura um surto”, diz Dr. Antônio Bandeira.

De acordo com ele, dos nove pacientes confirmados, três ficaram com a urina preta e, dessas, uma paciente evoluiu para a insuficiência renal. “Apesar do quadro, a insuficiência foi temporária e ela melhorou”, conta o médico. Através de nota, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que já foi notificada sobre a doença e que está investigando os casos. As informações são do G1 BA.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Chapada: Espetáculo leva ator Caco Monteiro ao Vale do Capão no início de janeiro

Próximo Post

Chapada: Acidente na estrada do Vale do Capão deixa dois mortos

Próximo Post

Chapada: Acidente na estrada do Vale do Capão deixa dois mortos

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.