#Bahia: Projeto da esquerda é debatido por movimentos sociais em seminário na capital

Postado em dez 19 2016 - 1:57pm por Jornal da Chapada
eps

O evento fez um balanço e apresentou perspectivas da luta política da esquerda na Bahia e no Brasil | FOTO: Jonas Santos |

O seminário estadual da Esquerda Popular Socialista (EPS) levou diversos movimentos, organizações populares e representações políticas das instâncias municipais, estaduais e nacionais, a se reunirem no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) na manhã do último sábado (17).

Esse evento fez um balanço e apresentou perspectivas da luta política da esquerda na Bahia e no Brasil com as contribuições “valorosas” do sociólogo Emir Sader e do ex-governador Jaques Wagner. Eles apontaram caminhos a serem trilhados pelas bases e instâncias do partido, na garantia de um levante popular em torno de um projeto político, que tenha um recorte de classe claro e seja revolucionário.

foto6

O dirigente nacional do MST, Evanildo Costa | FOTO: Jonas Santos |

Evanildo Costa, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), disse que é necessário reescrever a carta do povo brasileiro e avançar no processo de construção das lutas ao lado dos movimentos e organizações populares, que sempre colocaram na centralidade de suas discussões a construção de um projeto de sociedade diferente. “Os movimentos são ‘energias’ inesgotáveis”, afirmou.

Em defesa dos movimentos que estão realizando lutas massivas contra as investidas anticonstitucionais do governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB), Jaques Wagner destacou a necessidade de fortalecer a disputa parlamentar. “Ocupar os espaços da política é extremamente importante, só agora, com tantos retrocessos nos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, estamos sentindo isso diretamente”, avaliou.

O Seminário foi o primeiro passo no processo de análise e reflexão coletiva sobre o atual cenário político, que se desdobra ainda no Encontro Estadual do PT e no Encontro Nacional, que contará com a participação de 310 delegados de toda Bahia, em 2017. Com informações do MST.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.