Chapada: Encontro do MST encerra com homenagem a militante em Itaberaba

Postado em dez 20 2016 - 11:41am por Jornal da Chapada
foto

Gilson levou um tiro nas costas durante um assalto e hoje requer atenção especial | FOTO: Reprodução |

O encerramento do 21° Encontro Regional na Chapada Diamantina do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aconteceu na tarde do último sábado (17), no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), em Itaberaba. Durante a finalização, ocorreu uma homenagem ao militante Gilson que emocionou os presentes. Gilson levou um tiro nas costas durante um assalto e hoje requer atenção especial. O militante é pedagogo e contribuía no coletivo de educação da regional, na coordenação pedagógica no Colégio Estadual do Campo Aloisio Damasceno de Jesus, no Assentamento Beira Rio, em Boa Vista do Tupim.

Com poesias, músicas e cordéis, que trouxeram a simbologia da luta popular em defesa de uma educação do campo de qualidade, a homenagem foi mais um instrumento de reconhecimento e valorização dos sujeitos que constroem a reforma agrária. Em poucas palavras, o homenageado afirmou que não é preciso ter medo de lutar, nem de seguir em frente e continuou: “me sinto muito grato ao movimento, por estar participando desse encontro, trazendo como pauta a importância da educação em nossos assentamentos, acampamentos e a nossa luta”.

Para Ailton Oliveira, da direção estadual do MST, é sempre bom homenagear um companheiro comprometido com a luta do povo. “A educação e a formação são centrais, isso é um importante procedimento, trazendo estes elementos como fundamentos”, disse. Cerca de 200 trabalhadores Sem Terra estiveram reunidos desde o dia 15 em Itaberaba, debatendo o atual cenário político e avaliando os avanços e limites encontrados na luta pela Reforma Agrária Popular na Região. O encontro envolveu cada participante em diversas atividades culturais e de formação política.

Encontro Estadual
O encontro regional se soma a mais nove encontros realizados em toda Bahia pelo MST em preparação ao 29º Encontro Estadual, que acontecerá em Salvador, entre os dias 11 e 14 de janeiro. No encontro será aprofundado o debate já realizado nas regiões e apontará as linhas políticas de atuação do Movimento, com a participação de toda militância Sem Terra do estado e a contribuição de dirigentes nacionais. Com informações da MST.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.