Uma proposta em tramitação na Câmara de Vereadores de Salvador pode ajudar as pessoas com deficiência visual terem maior autonomia e acessibilidade quando estiverem realizando serviços em bancos. Trata-se do projeto de Lei 340/2013, que pede a inclusão de impressão em Braile de extratos de conta corrente em agências na capital baiana. De autoria do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), a peça aguarda ser incluída na Ordem do Dia para ser apreciada.
“O mandato sempre está pautando importantes ações para beneficiar o povo pobre e de periferia, assim como grupos de pessoas que são excluídas por ter alguma deficiência. Essa proposta, portanto, representa mais um anseio da população. Uma demanda que vem dos grupos de deficiente visuais de Salvador, para terem maior autonomia na realização de seus serviços bancários”, salienta Suíca.
De acordo com o vereador petista, a aprovação da peça e aplicação da medida pelos bancos também vai auxiliar na segurança financeira dos deficientes visuais. “Ainda existe muita gente inescrupulosa, que aproveita da situação, do deficiente, para tirar o que é de direito. Há relatos de que as pessoas se aproximam para ajudar, mas acabam roubando ou, de alguma forma, tira proveito da situação”, dispara.