Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Boa Vista do Tupim antecipa pagamento de salário de dezembro e 13º sai até o dia 30

foto
O prefeito de Boa Vista do Tupim, Gidu do PT, explica adiantamento e pagamento de 13º salário | FOTO: Jornal da Chapada |

Ao contrário do que vem acontecendo em muitos municípios da Bahia, o prefeito de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, João Durval Passos Trabuco, o popular Gidu do PT, antecipou o pagamento dos salários de dezembro de 2016 de todos os servidores municipais para o dia 20. Questionado o porquê da antecipação dos pagamentos, o gestor explicou “que sua administração avaliou como necessária para que se pudesse processar a retenção dos valores correspondentes aos empréstimos consignados em folha e depositá-los junto às instituições financeiras credoras, ainda dentro do exercício financeiro de 2016”.

De acordo com o prefeito, foi essa maneira encontrada para evitar, assim, “que haja problemas com os servidores que são mutuários desses empréstimos consignados, como acontecia nas gestões anteriores, onde as parcelas de empréstimos dos servidores do mês de dezembro nunca eram repassadas para os bancos credores” – fazendo com que os nomes dos funcionários fossem negativados no SPC “por falta de pagamento”, ainda que tivessem ocorrido os descontos nos seus salários de dezembro.

Desta forma, no dia 20 de dezembro os servidores receberam os salários do mês e até o dia 30 vão receber o 13º, pois a folha já está sendo processada. Perguntado sobre o risco dos servidores não receberem o 13º, Gidu garantiu que esse risco é “zero”. “Primeiro porque tem o dinheiro para isso, segundo porque sobre a folha de pagamento desse benefício não existe retenção para fins de repasse a bancos, em decorrência de empréstimos consignados. Simplificando a operação bancária de crédito na conta de cada um dos servidores, sem gerar riscos futuros aos bancos e aos servidores contratantes desses empréstimos consignados”, informa o prefeito ao Jornal da Chapada.

A notícia da antecipação do pagamento dos salários tomou de surpresa os sindicatos dos servidores e o sindicato dos professores municipais, que acostumados a não receberem salário e 13º nos anos em que os prefeitos anteriores deixavam os mandatos, chegaram a formar uma comissão para conversar com o prefeito. Após saberem como seriam processadas as folhas se tranquilizaram. Um servidor que estava na prefeitura, ao saber da garantia de que teria o seu 13º salário creditado até o dia 30 disse: “A gente que não está acostumado com isso, até estranha”. A pergunta que fica é: Será que o próximo prefeito também terá essa preocupação com o servidor?

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas