Ícone do site Jornal da Chapada

Vereador do PT quer uma semana inteira para debater o combate à catarata em Salvador

suica
A proposta de Suíca poderá ser denominada de ‘Semana da Visão’ | FOTO: Divulgação |

O vereador da capital baiana, Luiz Carlos Suíca (PT), é autor de um projeto de lei que pede a criação da ‘Semana Municipal de Combate à Catarata’. De acordo com Suíca, a ação deve ampliar os debates e avançar com atividades que “possibilitem a inclusão de pessoas da periferia e dos bairros mais pobres de Salvador”. “A intenção é proporcionar uma semana inteira para elevar o cuidado com essa doença. Homens e mulheres acima de 40 anos ou pessoas a partir de 20 anos, com casos das doenças na família, por exemplo, poderão ser atendidos e encaminhados para diagnósticos e, se preciso for, até marcar cirurgia”, frisa o petista.

Essa proposta de Suíca, de número 298/2014, poderá ser denominada ainda de ‘Semana da Visão’, como propõe o autor, se assim for aprovada pela Câmara de Vereadores de Salvador. A peça tramita na Casa e espera parecer da Comissão de Saúde. De acordo com dados do Ministério da Saúde, desde 2015, a pasta definiu novos mecanismos para auxiliar os estados a aumentar o número de cirurgias de catarata. “Em 2014 foram realizadas 469.820 cirurgias de catarata em maiores de 60 anos, e 185.598 em 2015”, aponta Suíca, munido das informações do governo federal.

As regiões com maiores proporções de idosos com catarata são o Centro-Oeste (33,7) e o Nordeste (31,9). Segundo o ministério, a doença incide mais em mulheres (31,9%) que em homens (24,6%). As maiores proporções em brancos (30,5%) e para idosos com mais de 75 anos (47,5%). A catarata é a alteração do cristalino, uma das principais lentes do olho, onde a imagem é focalizada. Essa lente fica mais opaca com o envelhecimento natural do organismo. A perda da transparência dificulta a chegada da luz à retina e a visão diminui. O avançar dessa condição transforma-se em catarata.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas