Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Conheça mais detalhes do Morro do Castelo e da trilha do Vale do Pati

Quem conhece o Vale do Pati sabe que seus encantos são muitos, o percurso de sua trilha leva a lugares maravilhosos. Entre cachoeiras, mirantes e outras diversas opções de atrativos, existe um dos picos que virou lenda na Chapada Diamantina, a ‘Janela do Morro do Castelo’, que foi batizada com esse nome devido à ilusão de ótica causada por uma fenda vertical entre duas rochas, que dá a impressão de ser uma janela. É possível visualizá-la da ‘Prefeitura’, casa de Seu Jailson, ponto de apoio do Vale.

A equipe do Altitude Latitude foi a primeira agência a desbravar e registrar imagens da ‘Janelinha’. Depois de oito anos da primeira tentativa, o grupo formado por André Muinhos e Filipe Camelier, conseguiu, em 2016, com mais recursos e informações, a desbravar a ‘Janela’ com êxito. A ‘Janela do Castelo’ é uma zona difícil de ser atingida, com subidas íngremes, fendas e diversos obstáculos. Imagine uma montanha com diversas montanhas em sua superfície. Além disso, há cobras e outros animais perigosos. É um lugar mágico, com paisagem surreal, mas com perigo iminente.

O Morro do Castelo visto da ‘Prefeitura’, no Vale do Pati, Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Altitude e Latitude |

De acordo com a equipe, em seu blog, é uma trilha para quem já tem experiência em subir montanhas e conquistar cumes. A ‘Janela’ está localizada à 1.497 metros de altitude. Sem dúvidas é um dos mirantes mais incríveis do Pati, onde podemos ter uma visão privilegiada do Vale. De lá conseguimos avistar a ‘Prefeitura’, o encontro dos rios Funis e Calixto e até mesmo a Rampa do Caim (Igatu).

Leia também
Morro do Castelo é encantamento para caminhantes da Chapada Diamantina
Trekking pelo Vale do Pati é um dos mais procurados na Chapada Diamantina; confira aqui
Chapada: Conheça as cachoeiras e mirantes do Vale do Pati; uma das trilhas mais procuradas da região
Chapada: Vale do Pati é ótima opção para andarilhos no fim de ano; veja fotos

A ‘Janela do Castelo’ é uma zona difícil de ser atingida, com subidas íngremes, fendas e diversos obstáculos | FOTO: Reprodução/Altitude e Latitude |

A expedição começa da casa de Dona Raquel, rumo ao Morro do Castelo. Na primeira parada se chega à ‘Toca do Céu’, que possui um visual incrível. Em seguida, mais uma caminhada de cerca de seis horas até chegar à ‘Toca do Caçador’, local de parada para descansar. Dando continuidade à trilha, por mais quatro horas, até chegar ao local de pernoite com seu visual inacreditável.

É importante salientar que não é aconselhável fazer essa ou qualquer outra trilha selvagem sem preparo e sem companhia de um guia. Confira abaixo um vídeo sobre toda essa magia da ‘Janela do Castelo’. Jornal da Chapada com informações da Agência Altitude Latitude.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas