Chapada: Conheça mais detalhes do Morro do Castelo e da trilha do Vale do Pati

Postado em jan 7 2017 - 9:02pm por Jornal da Chapada
pati

O Morro do Castelo visto da ‘Prefeitura’, no Vale do Pati, Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Altitude e Latitude |

Quem conhece o Vale do Pati sabe que seus encantos são muitos, o percurso de sua trilha leva a lugares maravilhosos. Entre cachoeiras, mirantes e outras diversas opções de atrativos, existe um dos picos que virou lenda na Chapada Diamantina, a ‘Janela do Morro do Castelo’, que foi batizada com esse nome devido à ilusão de ótica causada por uma fenda vertical entre duas rochas, que dá a impressão de ser uma janela. É possível visualizá-la da ‘Prefeitura’, casa de Seu Jailson, ponto de apoio do Vale.

A equipe do Altitude Latitude foi a primeira agência a desbravar e registrar imagens da ‘Janelinha’. Depois de oito anos da primeira tentativa, o grupo formado por André Muinhos e Filipe Camelier, conseguiu, em 2016, com mais recursos e informações, a desbravar a ‘Janela’ com êxito. A ‘Janela do Castelo’ é uma zona difícil de ser atingida, com subidas íngremes, fendas e diversos obstáculos. Imagine uma montanha com diversas montanhas em sua superfície. Além disso, há cobras e outros animais perigosos. É um lugar mágico, com paisagem surreal, mas com perigo iminente.

De acordo com a equipe, em seu blog, é uma trilha para quem já tem experiência em subir montanhas e conquistar cumes. A ‘Janela’ está localizada à 1.497 metros de altitude. Sem dúvidas é um dos mirantes mais incríveis do Pati, onde podemos ter uma visão privilegiada do Vale. De lá conseguimos avistar a ‘Prefeitura’, o encontro dos rios Funis e Calixto e até mesmo a Rampa do Caim (Igatu).

Leia também
Morro do Castelo é encantamento para caminhantes da Chapada Diamantina
Trekking pelo Vale do Pati é um dos mais procurados na Chapada Diamantina; confira aqui
Chapada: Conheça as cachoeiras e mirantes do Vale do Pati; uma das trilhas mais procuradas da região
Chapada: Vale do Pati é ótima opção para andarilhos no fim de ano; veja fotos

foto2

A ‘Janela do Castelo’ é uma zona difícil de ser atingida, com subidas íngremes, fendas e diversos obstáculos | FOTO: Reprodução/Altitude e Latitude |

A expedição começa da casa de Dona Raquel, rumo ao Morro do Castelo. Na primeira parada se chega à ‘Toca do Céu’, que possui um visual incrível. Em seguida, mais uma caminhada de cerca de seis horas até chegar à ‘Toca do Caçador’, local de parada para descansar. Dando continuidade à trilha, por mais quatro horas, até chegar ao local de pernoite com seu visual inacreditável.

É importante salientar que não é aconselhável fazer essa ou qualquer outra trilha selvagem sem preparo e sem companhia de um guia. Confira abaixo um vídeo sobre toda essa magia da ‘Janela do Castelo’. Jornal da Chapada com informações da Agência Altitude Latitude.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

1 Comentário Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.