• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Menu Principal Mundo Viagem

#Chapada: Conheça mais detalhes do Morro do Castelo e da trilha do Vale do Pati

A equipe do Altitude Latitude foi a primeira agência a desbravar e registrar imagens da 'Janelinha'.

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
22 novembro 2022 - 23h53
no Assessoria, Cidades, Cultura, Curiosidades, Esportes, Menu Principal, Viagem
1
#Chapada: Conheça mais detalhes do Morro do Castelo e da trilha do Vale do Pati

Quem conhece o Vale do Pati sabe que seus encantos são muitos, o percurso de sua trilha leva a lugares maravilhosos. Entre cachoeiras, mirantes e outras diversas opções de atrativos, existe um dos picos que virou lenda na Chapada Diamantina, a ‘Janela do Morro do Castelo’, que foi batizada com esse nome devido à ilusão de ótica causada por uma fenda vertical entre duas rochas, que dá a impressão de ser uma janela. É possível visualizá-la da ‘Prefeitura’, casa de Seu Jailson, ponto de apoio do Vale.

A equipe do Altitude Latitude foi a primeira agência a desbravar e registrar imagens da ‘Janelinha’. Depois de oito anos da primeira tentativa, o grupo formado por André Muinhos e Filipe Camelier, conseguiu, em 2016, com mais recursos e informações, a desbravar a ‘Janela’ com êxito. A ‘Janela do Castelo’ é uma zona difícil de ser atingida, com subidas íngremes, fendas e diversos obstáculos. Imagine uma montanha com diversas montanhas em sua superfície. Além disso, há cobras e outros animais perigosos. É um lugar mágico, com paisagem surreal, mas com perigo iminente.

pati
O Morro do Castelo visto da ‘Prefeitura’, no Vale do Pati, Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Altitude e Latitude |

De acordo com a equipe, em seu blog, é uma trilha para quem já tem experiência em subir montanhas e conquistar cumes. A ‘Janela’ está localizada à 1.497 metros de altitude. Sem dúvidas é um dos mirantes mais incríveis do Pati, onde podemos ter uma visão privilegiada do Vale. De lá conseguimos avistar a ‘Prefeitura’, o encontro dos rios Funis e Calixto e até mesmo a Rampa do Caim (Igatu).

Leia também
Morro do Castelo é encantamento para caminhantes da Chapada Diamantina
Trekking pelo Vale do Pati é um dos mais procurados na Chapada Diamantina; confira aqui
Chapada: Conheça as cachoeiras e mirantes do Vale do Pati; uma das trilhas mais procuradas da região
Chapada: Vale do Pati é ótima opção para andarilhos no fim de ano; veja fotos

foto2
A ‘Janela do Castelo’ é uma zona difícil de ser atingida, com subidas íngremes, fendas e diversos obstáculos | FOTO: Reprodução/Altitude e Latitude |

A expedição começa da casa de Dona Raquel, rumo ao Morro do Castelo. Na primeira parada se chega à ‘Toca do Céu’, que possui um visual incrível. Em seguida, mais uma caminhada de cerca de seis horas até chegar à ‘Toca do Caçador’, local de parada para descansar. Dando continuidade à trilha, por mais quatro horas, até chegar ao local de pernoite com seu visual inacreditável.

É importante salientar que não é aconselhável fazer essa ou qualquer outra trilha selvagem sem preparo e sem companhia de um guia. Confira abaixo um vídeo sobre toda essa magia da ‘Janela do Castelo’. Jornal da Chapada com informações da Agência Altitude Latitude.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Chapada: Nova gestão municipal reclama de caos na prefeitura de Barra da Estiva

Próximo Post

Chapada: Itaberaba goleia Itabela e conquista pela primeira vez o Intermunicipal

Próximo Post
Chapada: Itaberaba goleia Itabela e conquista pela primeira vez o Intermunicipal

Chapada: Itaberaba goleia Itabela e conquista pela primeira vez o Intermunicipal

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.