A prefeita de Nova Redenção, Guilma Soares (PT), já nomeou os secretários que vão lhe auxiliar a reconstruir o município. Na pasta de Agricultura e Reforma Agrária, por exemplo, está Silvio José Ribeiro Filho. Nestes primeiros 10 dias de governo, Silvio vem organizando a pasta sem deixar de cumprir uma das prioridades do mandato de Guilma Soares – que é amenizar o sofrimento dos moradores da zona rural pela falta de água. Nesse período, a Secretaria de Agricultura já beneficiou as seguintes comunidades por meio de abastecimento com carro-pipa, e também pelo sistema de água integrada do Rio Paraguaçu, são elas Calhau, Muriçoca, Queimadas, Fazenda Velha, Assentamento Bom Jesus e Baixa de Ibiquera.
Vale ressaltar que a pasta de Agricultura anunciou também que, a partir do dia 20 de janeiro, os agricultores do município estarão aptos a receber a 1ª parcela do Programa Garantia-Safra. O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltado para os agricultores e as agricultoras familiares que atuam na região Nordeste, e sofreram perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.
Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores façam adesão ao programa. Vale salientar que os agricultores familiares só irão receber os recursos do programa, porque em dezembro do ano passado o grupo político liderado pelo ex-prefeito Ivan Soares fez pressão para que a então prefeita do município, Ana Guadalupe Azevedo (PSD), pagasse o aporte do programa cujo valor era R$ 21 mil.
Jornal da Chapada