Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Novos secretários de Saúde expandem conhecimento sobre serviços públicos durante encontro

jc1
Participaram do evento em Itaberaba, os secretários de Saúde dos 14 municípios que formam a regional centro-leste | FOTO: Jornal da Chapada |

O Núcleo Regional centro-leste (NRS) e a Base Regional de Saúde (BRS), sob a coordenação do enfermeiro Edy Gomes dos Santos promoveram, nesta quinta-feira (12), em Itaberaba, a reunião de acolhimento aos secretários municipais de Saúde da região. Realizado no auditório da BRS, o evento teve como finalidade apresentar um panorama geral da situação do setor de saúde de cada município, orientação a respeito dos instrumentos e sistemas necessários para o gerenciamento da Saúde Pública Municipal e informações sobre o regimento interno da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e das Comissões Intergestoras Regionais do Estado da Bahia (CIR-BA).

“Este evento visa um acolhimento, um momento de boas-vindas aos novos secretários municipais de Saúde da região de Itaberaba. Na oportunidade, apresentamos os dados individuais de cada município, dentro das suas competências. Informamos aos novos gestores como são ofertados os serviços de assessoria em saúde pública”, frisa Edy Gomes, coordenador geral do NRS Centro-Leste. Durante o evento, houve explanações técnicas sobre a importância dos municípios investirem em sua atenção básica, explicações sobre a entrega de medicamentos, vigilância epidemiológica em saúde e sanitária.

O encontro tratou de temas ligados à saúde pública e detalhou sobre serviços importantes para os municípios | FOTO: Jornal da Chapada |

Também foram debatidos temas como o combate a endemias, assistência farmacêutica e muitos outros serviços que continuam plenamente sobre o comando do NRS que substituiu a Dires, sem afetar a população. No final do evento, houve uma palestra sobre saúde mental, proferida pela diretora do Hospital Especializado Lopes Rodrigues, Iraci Leite da Silva. A unidade administrada por Iraci é referência regional. Participaram do evento todos os secretários de Saúde dos 14 municípios que compõem a regional, a exemplo de Itaberaba, representada pelo secretário municipal da administração do prefeito Ricardo Mascarenhas, João Rodrigues Góes Junior.

Edy Gomes é o atual coordenador geral do NRS Centro-Leste | FOTO: Jornal da Chapada |

“A iniciativa do NRS/Centro-Leste, foi de grande importância para este início de gestão. Essa é apenas uma de muitas reuniões que teremos com os secretários de Saúde da Regional de Itaberaba. Precisamos estar alinhados, pensando junto com os secretários que compõem a nossa regional. Itaberaba é um município polo, com ‘gestão plena’ – que atende 14 municípios e é por isso que precisamos pensar a nossa saúde, não só como município, mas de foram regional”, aponta o secretário de Itaberaba. João Rodrigues já se organiza para as reuniões de Programação Pactuada e Integrada (PPI) com os municípios que compõem a regional de Itaberaba.

Estiveram no evento, os novos titulares da Saúde de Itaberaba, Bonito e Utinga | FOTO: Jornal da Chapada |

Participaram do evento ainda a secretária de Saúde de Utinga, a administradora hospitalar Bruna Carla Fernandes, a secretária de Bonito, a administradora Sidalva Alves dos Santos, a secretária de Itaetê, a enfermeira Lizandra Amim, a secretária de Andaraí, Milena Santos Helfenstein, e a secretária de Ruy Barbosa, Maristela Alencar de Alcântara. Representando o município de Nova Redenção, esteve presente o líder político Ivan Alves Soares, acompanhado do coordenador municipal de Atenção Básica.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas