Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu Principal

#Bahia: Inema capacita associados para o Cefir em Feira de Santana

rural
O cadastramento no Cefir permite a regularização ambiental do imóvel rural | FOTO: Reprodução |

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realiza nos próximos dias 18 e 19 de janeiro, nesta quarta e quinta, mais um treinamento de Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), agora destinado à Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCCOB), na cidade de Feira de Santana. A associação, que lida diretamente com agricultores e movimentos comunitários, foi criada em 1999 e tem como princípio básico o fortalecimento da renda e desenvolvimento das famílias rurais.

Ao todo, 60 associados participarão do curso que acontece na Pousada Central, localizada na Rua Marechal Deodoro, 398 – centro da cidade, e tem como objetivo a cooperação de agentes públicos para as atividades que envolvem o cadastramento dos imóveis rurais, contribuindo para o fortalecimento e ampliação das ações necessárias ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo a assessora técnica da Diretoria Geral, Aline Barbosa “o treinamento visa a formação de cidadãos multiplicadores, aptos a desenvolver atividades funcionais e de suma importância nas regiões rurais”.

Com uma carga horária de 16 horas, distribuída em dois dias, as temáticas abordadas durante o curso são conteúdos relacionados ao geoprocessamento, legislação ambiental aplicada ao Cefir, cadastro do usuário no Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (SEIA), informações necessárias, inserção dos dados, demonstrações do funcionamento do sistema, dentre outros.

Cefir
O CAR é chamado na Bahia de Cefir e atende a uma regulamentação do novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). É um cadastro eletrônico de natureza declaratória e obrigatório para todos os imóveis rurais. O seu principal objetivo é a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e os planejamentos ambientais e econômicos do estado.

O cadastramento no Cefir permite a regularização ambiental do imóvel rural, incluindo o cadastro da Reserva Legal e a regularização de passivos ambientais existentes, por meio de compromissos assumidos pelo proprietário ou justo possuidor. As informações são do Inema.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios