Jornal da Chapada

Chapada: Agricultura será ‘carro-chefe’ de nova administração de Utinga

O município contará com uma equipe de agrônomos que dará assistência técnica aos agricultores familiares | FOTO: Divulgação/Ascom |

Não se pode falar em investimentos na agricultura sem falar primeiro em abastecimento de água, para irrigação, e estradas, para escoar a produção. Essa é a intenção do atual prefeito do município de Utinga, município na Chapada Diamantina, Joyuson Vieira Santos (PSL), conforme seu relato sobre os 10 primeiros dias de governo em entrevista à Rádio 105 FM, na última sexta-feira (13). Como Utinga é eminentemente agrícola, e sendo o prefeito também um agricultor, foi confirmada a área de agricultura como o carro-chefe da nova gestão pública.

“Não dá para falar de Utinga sem falar em agricultura”, disse Vieira, ao informar a nomeação de Rafael Maia como secretário municipal de Agricultura. Maia já foi autorizado a fazer diversos contatos na busca de melhorias para o setor. “É fato que uma grande maioria dos agricultores está endividada, impossibilitada de obter créditos junto aos bancos credores. Para isso já foi realizada uma reunião, na última quinta-feira [12], com o Banco do Nordeste [BNB] no sentido de renegociar as dívidas dos agricultores”, pontuou Joyuson.

Leia também
Chapada: Prefeito de Utinga faz balanço de governo e destaca abastecimento de água
Chapada: Em 10 dias de mandato, Joyuson Vieira recupera estrada que liga Utinga a Tapiramutá

O prefeito e o vice de Utinga durante entrevista na Rádio 105 FM | FOTO: Divulgação/Ascom |

A grande novidade no setor é que todos os pequenos e médios agricultores do município que contraíram dívidas com os bancos até 2011 pagarão apenas 5% do valor devido. Esta medida é válida não só para o BNB, mas para dívidas em qualquer outro banco. Com esta negociação, os produtores limparão seus nomes e estarão aptos a tomarem novos empréstimos – o que vai fazer com que a agricultura de Utinga se torne mais pujante.

Além disso, o município contará com uma equipe de agrônomos que dará assistência técnica, principalmente para os pequenos produtores que não têm condições de bancar estes profissionais. Segundo Vieira, nos primeiros dias da administração “Utinga de Todos” já foi entregue um trator para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais local, através do vereador Nego do Pau Peba, e outro para a comunidade de Cabeceira do Rio, por meio da Cooperativa de Agricultores e Artesãos, com todos os implementos agrícolas.

Jornal da Chapada

Pular para a barra de ferramentas