Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Educação de Utinga terá nova cara, segundo executivo municipal

utinga2
O secretário Guilherme de Cássio atua para regularizar a situação do ensino no município | FOTO: Divulgação/Ascom |

Falando da situação em que recebeu o município e informando as ações dos primeiros dias de mandato, o prefeito de Utinga, município da Chapada Diamantina, Joyuson Vieira do Santos (PSL), deu entrevista à Rádio 105 FM no dia 13 de janeiro. Na oportunidade, Vieira deu destaque à área de educação, reafirmando a importância da nomeação do secretário Guilherme de Cássio para comandar a pasta. Destacando a intenção de priorizar os Ensinos Médio e Superior, este último com aulas presenciais, Joyuson falou sobre a atenção que foi dada ao Ensino Médio em seus mandatos anteriores.

Na época, a prefeitura assumiu um ônus, que não era do município, ao firmar um convênio com o Estado levando as extensões do Colégio Estadual Zenaide Barreto para os povoados de Cabeceira do Rio, São Roque e Lagoa Bonita. “Quando assumimos a prefeitura percebemos que este convênio foi cancelado com o Estado e implantaram o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica [Emitec], que é uma espécie de ensino virtual, que conta com algumas deficiências. Vamos rever isso, tomando as providências necessárias”, ressaltou o prefeito de Utinga.

O secretário apresentou propostas colhidas dos pais dos alunos nas comunidades | FOTO: Divulgação/Ascom |

Segundo ele, as providências já foram tomadas. Em 10 dias de mandato, o secretário Guilherme de Cássio, em sua primeira viagem oficial, visitou o Núcleo Regional de Educação em Seabra – onde discutiu a educação de Utinga com a coordenação do CEMIT/Chapada Diamantina e a qualificação do Emitec. O secretário apresentou propostas colhidas dos pais dos alunos nas comunidades, que visam a melhoria da aprendizagem nas localidades que já tiveram o Ensino Médio presencial ofertado pelo município em convênio com o Estado.

Guilherme também visitou em Seabra o Instituto Federal da Bahia (Ifba), onde em reunião com a direção, a coordenação pedagógica e a coordenação de extensão, firmou parcerias para levar cursos técnicos para Utinga. Isso por meio da Formação Inicial Continuada (FIC) e do Profuncionários, que capacitará todos os profissionais da educação e demais secretarias municipais.

Durante a entrevista, Joyuson Vieira também destacou o desenvolvimento da informática, informando que em sua administração vai implantar um sistema de monitoramento de frequência escolar, monitorado por meio de aplicativo de celular através da Secretaria de Educação. Com o dispositivo, os pais de alunos poderão saber em tempo real a frequência dos seus filhos na escola.

Segundo o secretário Guilherme de Cássio, “o projeto vai ajudar muito no controle da evasão escolar”. No dia da entrevista à rádio, o vice-prefeito Átila Karaoglan, o presidente da Câmara, o vereador Bebel, o vereador Dr. Jonas Karaoglan, e o Assessor de Comunicação, Sandro Alcântara, acompanharam o prefeito Joyuson Vieira.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas