Pular para a barra de ferramentas
CidadesCulturaCuriosidadesMenu Principal

Chapada: Rio de Contas terá diversas atrações no Espaço Cultural Maria Brandão

fto1
Será uma agenda cultural de ocupação da antiga Pensão Brandão e Espaço Nordeste | FOTO: Divulgação/Jean Pierre Pierote |

O projeto Espaço Cultural Maria Brandão, na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, será palco de encontros de terno de reis, sanfoneiros, marchinhas de carnaval, caretas, palestras, rodas de conversas, oficinas, shows, contação de histórias e muito mais durante os meses de janeiro a junho deste ano. Será uma agenda cultural de ocupação da antiga Pensão Brandão e Espaço Nordeste – que visa contribuir para a valorização e o fortalecimento das expressões culturais tradicionais da cidade mais antiga da Chapada Diamantina.

Aprovado no edital de dinamização de espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia do ano de 2016, esse projeto vai mobilizar mais de 30 grupos culturais, entre eles bandas, grupos tradicionais, palestrantes, artistas, indígenas com atrações para todos os públicos e idades. Um dos maiores objetivos desse projeto é a homenagem merecida a Maria Brandão dos Reis, mulher pouco conhecida na cidade em que nasceu, mas também estimular o turismo histórico cultural na cidade.

foto2
Eventos acontecem durante todo o primeiro semestre em Rio de Contas | FOTO: Divulgação/Jean Pierre Pierote |

Maria Brandão
Maria Brandão, mulher negra, comunista, campeã da paz, nasceu em Rio de Contas aos 22 de julho de 1900. Militante das causas sociais, vítima de intensas perseguições dos coronéis que comandavam a cidade, Maria Brandão saiu em busca de melhores condições de vida em Salvador. Lá, montou uma pensão, onde recebia jovens estudantes de todo interior da Bahia e alguns militantes políticos.

Não demorou muito para virar referência de pessoa solidária e foi citada no livro de Jorge Amado, ‘O Cavalheiro da Esperança’. Seus feitos a favor dos direitos humanos de forma altruísta e verdadeira e por ter conseguido a maioria das assinaturas em prol da paz na época da segunda guerra mundial, foi agraciada com o título de ‘Campeã da Paz’ – emitido pelo governo de Moscou. Jornal da Chapada com informações de Assessoria.

foto4
Bandas, grupos tradicionais, palestrantes, artistas, indígenas com atrações para todos os públicos e idades | FOTO: Divulgação/Jean Pierre Pierote |

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios