Ícone do site Jornal da Chapada

#FogoNaChapada: Presidente de brigada volta a criticar falta de atenção com incêndios florestais

fogo
Homero Vieira diz que a brigada voluntária ficou sem poder dar combate devido a falta de locomoção e o terreno onde o fogo atinge é particular e sem autorização para entrar | FOTO: Montagem do JC/Cifa |

Em contato com o Jornal da Chapada, nesta segunda-feira (23), o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, voltou a criticar a falta de atenção com os focos que atingem duas regiões da Chapada Diamantina, um entre Andaraí e Lençóis e outro na área do Pantanal do Marimbus. Vieira relata que as chamas de Andaraí estão em território particular e que o acesso é dificultado, além da falta de locomoção para atuação da brigada no combate.

“Não tivemos mais notícias dos incêndios, o que é um problema. Em Andaraí, como estava em área particular, não fomos acionados por ninguém. Ficamos impossibilitados de atuar. Estamos impossibilitados de ir ao local porque não dispomos de viaturas. E como ninguém se manifestou, ficamos impossibilitados de monitorar. A última informação foi de ontem [domingo, 22], quando fomos ao local e identificamos as chamas”, diz Homero, ao Jornal da Chapada.

O presidente da Cifa é um dos críticos à gestão do programa de combate ao incêndio florestal na Chapada Diamantina pelo governo da Bahia e tem destacado a falta de cuidado dos governos municipais e federal com o caso. “É incrível que todos queiram esconder estes focos. Eu vejo como uma forma da ‘indústria do fogo’ agir sem ser incomodada pela opinião pública ou pela imprensa. Esconder informações é a melhor forma de se manter o controle dos recursos”, completa Vieira.

Homero diz que “os orgãos estaduais e federais precisam reconhecer que incêndios florestais dizem respeito a toda a sociedade, pois os malefícios dos mesmos acometem a todos. Enquanto não for estabelecida uma diretiva de prevenção e combate florestais no Brasil, continuaremos enxugando gelo”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas