Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: População da zona rural de Iaçu sofre com estiagem e pede ajuda a governantes

foto
Moradores da Lagoa Bonita afirmam que sem a barragem muitos irão embora da região| FOTO: Divulgação |

Os moradores da localidade de Lagoa Bonita, zona rural de Iaçu, município da Chapada Diamantina, têm sofrido com a estiagem na região e pedem que as autoridades governamentais possam ao menos realizar a limpeza da barragem comunitária que eles mantêm no local.

Segundo depoimentos de moradores, inclusive do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Claudionor Gomes, “eles não têm recursos para realizar a manutenção e essa reserva de água é utilizada tanto para consumo humano, como para plantio e consumo de animais”. A informação da associação de moradores é de que cerca de 45 famílias utilizam dessa água.

Leia também
Chapada: População de Piatã sofre com abastecimento de água irregular
Chapada: População de Palmeiras receia por interrupção no abastecimento de água

De acordo com a comunidade, essa é a primeira vez em 30 anos que a barragem seca e seria o momento ideal para limpá-la. A presidente da Associação de Moradores, Adevanda Santos, disse em vídeo enviado ao Jornal da Chapada, que a comunidade foi reunida para “fazer uma cobrança dos órgãos competentes para ver se a gente consegue uma reforma para ela”.

Moradores afirmam que sem a barragem muitos irão embora da região em busca de melhores condições de vida. Para o morador Djaime José de Souza, a única solução, caso o problema persista, é “vender as propriedades rurais para latifundiários e procurar terrenos beira-rio, a 20 quilômetros da barragem”.

Jornal da Chapada

Veja vídeo sobre a Barragem da Lagoa Bonita

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas