Jornal da Chapada

Chapada: Valdes Brito faz parceria com consórcio para regularização fundiária na zona rural de Itaetê

O prefeito de Itaetê, Valdes Brito, com lideranças durante encontro com técnicos do Consércio Chapada Forte | FOTO: Divulgação/Ascom |

O prefeito de Itaetê, na Chapada Diamantina, Valdes Brito (PT), da administração ‘Acredite, Participe, Faça Parte Dessa Mudança’, se reuniu na última sexta-feira (3) com o engenheiro agrônomo Humberto Barros, do Consórcio Chapada Forte, para tratar da regularização fundiária na zona rural do município. O encontro contou também com lideranças locais e representantes políticos como o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Mariomar de Oliveira, o secretário de Agricultura, Jorge Andrade, e os vereadores Alex Lukas e Evanilson Brito, entre outros.

Agricultores familiares, posseiros de terras públicas estaduais, rurais e devolutas, além de comunidades Quilombolas devem se beneficiar com a parceria | FOTO: Divulgação/Ascom |

Na reunião, foi constituída a Comissão Municipal de Itaetê para acompanhamento do Convênio de Regularização Fundiária 029/2015, celebrado entre o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (CIDCD) – Chapada Forte e a Coordenação do Desenvolvimento Agrário (CDA). A parceria foi criada para estimular o desenvolvimento rural por meio da regularização fundiária que vai garantir ao trabalhador rural o acesso ao crédito e às políticas públicas dos governos estadual e federal.

A ação deve beneficiar os agricultores familiares, posseiros de terras públicas estaduais, rurais e devolutas, além de comunidades Quilombolas, proporcionando a eles melhores condições de trabalho e renda. De acordo com a prefeitura de Itaetê, “a intenção é promover a cidadania, por meio da autonomia e dignidade trabalhista”.

Jornal da Chapada

Pular para a barra de ferramentas