Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cineclube Fruto do Mato exibe filmes em comunidade quilombola de Lençóis

Segundo a presidente da Associação, Araceli Dias, "a comunidade não é colônia de férias" | FOTO: Arquivo/Divulgação |

foto
A programação conta com duas sessões, uma para alunos de escola municipal e outra aberta ao público | FOTO: Divulgação |

Na próxima sexta-feira (17), o Cineclube Fruto do Mato estará na comunidade quilombola do Remanso, em Lençóis, na Chapada Diamantina. E o evento será dividido em duas partes. A primeira sessão, com dois curtas-metragens de temática infanto-juvenil, será para alunos da Escola Municipal Therezinha Guerra Athayde Macedo. Já a segunda sessão, aberta para pessoas de todas as idades, vai ser realizada em praça pública com ‘A Lenda do Pai Inácio ou Kokumo?’, uma produção do Grãos de Luz e Griô.

O Cineclube Fruto do Mato leva o cinema baiano, gratuitamente, para moradores e visitantes de Lençóis. Os participantes têm a oportunidade de conhecer a cinematografia do estado da Bahia desde os primeiros filmes realizados no início da década de 60, passando pelo Cinema Novo, até as obras produzidas nos dias atuais. O projeto teve início no último dia 7 de fevereiro, com a sessão de abertura no Teatro de Arena, no centro da cidade, onde mais de 200 pessoas assistiram ao filme ‘A Grande Feira’, do diretor Roberto Pires.

A programação será alternada entre o Teatro de Arena de Lençóis e as escolas públicas da zona urbana e rural | FOTO: Divulgação |

Leia também
Chapada: Começa exibição de filmes baianos pelo Cineclube Fruto do Mato em Lençóis
Chapada: Cineclube com exibição de filmes baianos estreia em Lençóis
Chapada Diamantina ganha cineclube voltado para o cinema baiano; saiba como participar

Após a exibição, um debate foi realizado com os participantes, que contextualizaram a obra com a atual situação política e social do país. Temas como as questões do racismo e machismo também vieram à tona nas discussões. As sessões do cineclube acontecem semanalmente até o dia 25 de julho deste ano. A programação será alternada entre o Teatro de Arena de Lençóis e as escolas públicas da zona urbana e rural.

O cineclube é um projeto aprovado pelo Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com o Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, sediado na cidade de Lençóis. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (Dimas). Os interessados em assistir aos filmes podem se dirigir até a sede do Griô ou fazer a inscrição pela internet, através da página do cineclube nas redes sociais. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas