Pular para a barra de ferramentas
AssessoriaCidadesCulturaCuriosidadesEconomiaEsportesMenu PrincipalMundo

Chapada: Fósseis de preguiça gigante pré-histórica terão museu em Nova Redenção; veja o documentário

gigante
Réplica da ossada da preguiça gigante; uma expedição ao Poço Azul virou documentário | FOTO: Reprodução/Arquivo |

O Poço Azul, localizado no município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, foi o local onde paleontólogos encontraram fósseis de um mamífero pré-histórico chamado ‘Preguiça Gigante’. Mergulhadores encontraram os restos desse animal acidentalmente durante o mapeamento das galerias submersas do Poço. O que aparentemente era uma pedra se mostrou ser na verdade um grande osso e, a partir daí, pesquisas em torno daquele fóssil animal começaram a ser aprofundadas.

E a prefeitura da cidade, que tem à frente da administração ‘Governo da Reconstrução, a prefeita Guilma Soares (PT), tem a intenção de construir o Museu da Pré-história. “Será uma forma de fazer com que o visitante do Poço Azul visite a sede do município”, contou a gestora ao Jornal da Chapada. Recursos devem ser captados junto aos ministérios do Turismo ou o da Ciência e Tecnologia. Caso essa estratégia não se concretize, a prefeita quer construir o equipamento com dinheiro próprio da prefeitura, mesmo que de forma mais lenta.

terra
A prefeitura da cidade tem a intenção de construir o Museu da Pré-história | FOTO: Reprodução/Arquivo |

Ossadas
Cerca de 14 espécies de animais tiveram ossadas retiradas do fundo da caverna do Poço Azul e levadas por cientistas para a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais para fins de estudos e retornariam em forma de réplicas.

As ‘Preguiças Gigantes’ eram bem parecidas com as preguiças que conhecemos, eram vegetarianas e tinham membros hipertrofiados, mas a espécie extinta era apenas terrestre, não andavam em árvores.

O fim desses animais é estimado ter acontecido há pelo menos 10 mil anos. Uma equipe internacional, com profissionais do Canadá, foi até Nova Redenção conferir a descoberta em uma expedição.

Jornal da Chapada

Confira o documentário completo e essa incrível história de Nova Redenção aqui
Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios