A reestruturação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Jacobina, na Chapada Norte, foi discutida, nesta sexta-feira (17), no Seminário de Turismo Sustentável. O evento, realizado pela Câmara de Vereadores do município com apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), reuniu empresários, líderes quilombolas e comunitários, artesãos, dentre outros.
A importância do conselho para o planejamento de ações que visem ao desenvolvimento do turismo sustentável em Jacobina está entre os aspectos abordados por técnicos da Setur. As funções do Comtur, que atua junto à prefeitura e à administração estadual para o fortalecimento do turismo, estão entre os itens da pauta de discussão.
Turismo étnico-afro
Iniciativas exitosas de turismo sustentável na Bahia, como a Rota da Liberdade, que inclui vivências com comunidades de quilombos do município de Cachoeira, servirão de exemplo para quilombolas e grupos de capoeira que participaram do evento durante a tarde. A intenção é estimular a criação de redes de turismo étnico-afro, com geração de emprego e renda por meio de iniciativas que explorem, de forma sustentável, o potencial local. As informações são da Setur.