Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

#Carnaval2017: PM orienta como brincar a festa do Momo em segurança

foto
Para a segurança dos turistas, a PM realiza uma ação apoiando no deslocamento do aeroporto para o hotel e do hotel para o circuito | FOTO: Reprodução/Quero Abadá |

Para que a folia deste ano seja perfeita o Tenente Coronel da Polícia Militar (PM), Edval Filho, falou sobre as inovações no sistema de segurança da PM e dá dicas de como se proteger no maior evento de rua do Brasil.
De acordo com o Tenente Coronel, uma das ocorrências que possuem grande volume durante esta época festiva é a perda de documentos. Por isso, o especialista aconselha levar uma cópia autenticada do documento de identificação.

“Nas festas populares, em locais fechados ou abertos, leve sempre uma cópia da documentação e se for turista estrangeiro, é melhor levar a cópia da parte de identificação do passaporte onde há número e foto do portador. É bom também ter preso ao corpo um número de telefone de algum parente próximo, pois em caso de mal-estar pode ser bem útil”, adverte.

Este ano as forças policiais estarão também focadas na atenção às crianças, face ter crescido muito o número de crianças perdidas no carnaval. As mulheres também ganharam atenção especial, pois a Operação Ronda Maria da Penha foi criada na Polícia Militar para uma proteção direcionada à mulher. Edval recomenda não atender o celular de forma ostensiva em meio à multidão. “O recomendado é não levar o aparelho para a festa, mas caso não consiga desgrudar dele, use de forma discreta e coloque em uma bolsa porta-celular presa ao corpo”, diz.

Outra dica de segurança dada pelo especialista é evitar os pontos de convergência. “Em alguns pontos, a mobilidade do folião é reduzida devido ao grande volume de pessoas, o que facilita a ocorrência de pequenos delitos”, recomenda. “Fique atento para os locais de parada das patrulhas e aos postos elevados de observação da Polícia Militar, pois estes são os pontos mais seguros da folia. Este ano foi ampliado em 20% o número de patrulhas”, complementa.

Para quem vai levar as crianças para curtir a folia momesca, o Tenente Coronel diz que é melhor ficar próximo aos postos da PM. As bases móveis de segurança serão instaladas nos circuitos e nos bairros em que vai ocorrer Carnaval. O especialista lembra que é importante colocar um bracelete de identificação contendo o nome e o telefone do responsável e vestir a criança com roupas de cores fortes, pois ajuda a identifica-las no meio da multidão.

Turistas
Para a segurança dos turistas, a PM realiza uma ação apoiando no deslocamento do aeroporto para o hotel e do hotel para o circuito. “Basta que os organizadores dos passeios entrem em contato antecipadamente com a PM para utilizar o serviço especial de acompanhamento de grupos de turistas. Esta é uma inovação na área de segurança que já vem sendo copiada por outros estados”, afirma Edval Filho.

A PM utilizará o vídeo monitoramento dos circuitos para se antecipar na proteção do folião. De acordo com o especialista em Segurança Pública, as câmeras operadas por policiais militares devidamente treinados farão a cobertura em 250 pontos dos circuitos. “As patrulhas serão direcionadas para os locais em que a monitoração indicar aglomeração e possibilidade de ocorrências”, explica. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios