Quem visita a Cachoeira da Fumacinha, entre os municípios de Mucugê e Ibicoara, na Chapada Diamantina, tem a certeza de ter visto uma das mais belas paisagens da região. A Cachoeira é localizada numa fenda e a visão e experiência de toda a trilha são inesquecíveis. São duas trilhas diferentes, por cima e por baixo. Assim como para ir à Cachoeira do Buracão, que fica no município de Ibicoara, o acesso à Cachoeira da Fumacinha pode ser feito pelo Parque Natural Municipal do Espalhado.
São 30 quilômetros de estrada de chão saindo da cidade de Ibicoara até o início da trilha, que possui mais nove quilômetros. A maior parte do percurso é pelo leito do rio até chegar à cachoeira. O melhor a se fazer é escolher um guia local para passar o dia nessa trilha, lembre-se de levar alimentação e muita água.
Leia também
Chapada: Conheça a Cachoeira do Buracão no município de Ibicoara; veja vídeo
Chapada: Ibicoara tem atrativos para turismo neste final e início de ano; saiba mais
A Trilha
A trilha por baixo para a Cachoeira da Fumacinha, apesar de não ter subidas íngremes, é considerada uma trilha pesada. São em média entre três horas e meia e quatro horas para chegar até a cachoeira, e o mesmo tempo para voltar. Por esse motivo, a trilha tem que ser iniciada muito cedo. Utilize botas ou tênis de caminhada e, se tiver, um bastão de trekking.
Na trilha há diversos poços, cachoeiras e espelhos d’água. Eles literalmente salvam em dias de muito calor e renovam para os próximos quilômetros de trilha. É bom fazer a trilha com calma, com direito a paradas para comer e tomar banho em algumas cachoeiras pelo caminho.
O trecho final da trilha é bem bacana. Os gigantescos cânions que vieram te acompanhando desde o início da trilha se fecham completamente, ficando impossível avistar a cachoeira de fora dessa fenda. A beleza do lugar merece ser contemplada e devidamente registrada pelos visitantes. Aproveite e faça belas fotos. Jornal da Chapada com informações do site Deixa de Frescura.
Confira vídeo da Fumacinha publicado pela Página “Cachoeira do Buracão-Chapada Diamantina-Ibicoara-Bahia”