Ícone do site Jornal da Chapada

Semana começa com dias quentes na Chapada Diamantina; temperatura deve cair à noite

foto
Com o clima quente, os combates a incêndios florestais na Chapada Diamantina ficam ainda mais difíceis | FOTO: Reprodução |

Nos próximos dias não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo na Bahia, pois a massa de ar seco permanece intensa, inibindo a formação nebulosa e a ocorrência de chuvas na maioria das regiões do Estado. Assim, nas regiões Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste, São Francisco e Oeste, onde a atuação dessa massa de ar é maior, a previsão é de céu com poucas nuvens e sem grandes chances de chuvas. Esta ausência de nebulosidade favorece na manutenção das altas temperaturas, com máximas podendo chegar aos 36°C em algumas localidades dessas regiões. Mesmo com essa condição de tempo, ainda são nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste onde são esperadas temperaturas mais amenas, com mínimas podendo chegar aos 16°C. Com o clima quente, os combates a incêndios florestais na Chapada Diamantina ficam ainda mais difíceis.

Por outro lado, na faixa leste do Estado, que inclui o Recôncavo, Nordeste e Sul, apesar da atuação dessa massa de ar, a umidade vinda do Oceano Atlântico poderá favorecer o aumento da nebulosidade e, consequentemente, das chances de que ocorram chuvas. As temperaturas nessas regiões também se manterão elevadas, com máximas variando entre 31°C (no Sul) e 36°C (no Nordeste). Na cidade de Salvador e região metropolitana, também é a umidade vinda do mar que continua influenciando o tempo, deixando o céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas, principalmente durante a noite e início da manhã. As temperaturas na capital baiana continuam elevadas, oscilando entre mínimas de 23°C e máximas de 33°C.

A estação do verão é caracterizada pelas altas temperaturas e chuvas mais intensas. Além disto, há um aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), como os valores 12 e 13 previstos para terça-feira (7) e quarta-feira (8). Estes IUV’s, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), permanecem dentro da categoria de intensidade “Extrema”, devendo assim, manter os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, especificamente, nos horários das 10 às 16 horas quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, para minimizar os danos causados à saúde. As informações são do Inema.

Leia também
Chapada: Bombeiros resgatam bicho-preguiça em área atingida por incêndio em Rio de Contas
Focos de incêndio atingem fauna e flora de várias regiões da Chapada Diamantina
Chapada: Programa ‘Bahia Sem Fogo’ combate incêndio em reserva natural em Rio de Contas
Vários incêndios ameaçam a Chapada Diamantina; brigadista volta a questionar falta de plano de combate
Chapada: Incêndio de grandes proporções segue sendo combatido entre Livramento e Rio de Contas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas