Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

#Bahia: Mutirão de Cirurgias atende região de Juazeiro a partir de terça-feira

cirurgia
A unidade móvel tem capacidade para atender 140 pessoas por dia | FOTO: Alberto Coutinho/GOVBA |

O Mutirão de Cirurgias inicia nova etapa de atendimento a partir da próxima terça-feira (21). Desta vez, a iniciativa beneficia a população de Juazeiro, no norte da Bahia. Desenvolvida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a ação tem por objetivo reduzir a fila de espera para procedimentos cirúrgicos.

As pré-consultas serão realizadas de terça (21) a quinta (23), em unidade móvel estacionada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 510, no bairro Santo Antônio. A unidade tem capacidade para atender 160 pacientes por dia, a partir das 7h.

Além de Juazeiro, participam do mutirão os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. As cirurgias começam a ser feitas no dia 24, no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). Serão realizadas histerectomia (remoção do útero), colecistectomia (retirada da vesícula) e remoção de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica).

Os pacientes que farão cirurgia de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Já os pacientes que farão procedimento de histerectomia devem levar resultados de exame preventivo. Além disso, todos os pacientes devem apresentar os resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem.

Para saber se está cadastrado para passar pela cirurgia, o paciente pode consultar a lista única, disponível no site do Mutirão de Cirurgias. Ele também pode procurar a Secretaria de Saúde do município onde mora para saber se o nome consta na lista. O programa foi lançado em agosto de 2016 e deve atender a 13 mil baianos no período de um ano. As informações são da Sesab.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios