A 7ª Semana de Arte e Cultura, evento que faz parte das comemorações dos 140 anos de emancipação político-administrativa de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, foi oficialmente aberta na última quinta-feira (23), com a realização da 14ª Edição do Carnaval do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O Bloco Abre Alas, formado por usuários do Caps, servidores municipais, políticos e populares, saiu da sede da unidade de saúde mental no Bairro da Urbis, às 18h, e ficou concentrado na Praça do Coqueiro, onde o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) falou para o povo e entregou simbolicamente a chave da cidade ao Rei Momo do Caps.
O ‘Carnaval do Caps’ está no calendário de eventos do município, envolve toda sua equipe multiprofissional e este ano teve como tema ‘No combate à violência, o Caps também está, junte-se a nós, nessa luta popular’. Esse foi o primeiro grande evento realizado pela administração ‘Itaberaba de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas, que inclusive, participou ativamente sempre acompanhado da primeira-dama e secretária de Ação Social, Suzana Matias.
“Fico feliz em participar desse evento, que abre oficialmente a Semana de Arte e Cultura de nossa cidade. Um evento cultural que estamos realizando em homenagem aos 140 anos de Itaberaba. E o ‘Carnaval do Caps’, faz parte dessas comemorações, além de ser um momento de descontração e festividade que estimula os pacientes a terem um melhor convívio social. Estão de parabéns todos que ajudaram na realização desse trabalho”, conta o prefeito ao Jornal da Chapada.
A folia foi organizada pela coordenadora da unidade, Adenise Santana dos Santos Borges, que destacou a importância do evento e na oportunidade agradeceu a todos os parceiros. “O Carnaval do Caps hoje não acontece só por acontecer, ele envolve a comunidade e conta com o apoio e colaboração de vários parceiros. Sem falar que este ano foi realizado em rede com todos os setores da administração pública, destaco aqui o apoio recebido do prefeito e de todas as Secretarias de sua administração, em especial, a de Assistência Social e Saúde, além do comércio de Itaberaba que nos apoia incondicionalmente”, destaca a coordenadora da instituição.
O Caps oferece atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer e exercício dos direitos civis, além do fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Em Itaberaba, o equipamento público possui uma sede estruturada, é referência para a região da Chapada Diamantina e atende atualmente 220 usuários. A realização do ‘Carnaval do Caps’ a cada ano tem aumentado o número de participantes, sendo sua realização um acontecimento para a cidade.
Jornal da Chapada
Confira mais fotos