Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Aniversário de emancipação de Itaberaba é comemorado com festa

ricardo
O prefeito Ricardo Mascarenhas, durante pronunciamento, parabenizou todos os envolvidos na organização da Semana de Arte e Cultura, que comemorou o aniversário de Itaberaba | FOTO: Jornal da Chapada |

O município de Itaberaba, considerado o Portal da Chapada Diamantina, completa 140 anos de emancipação política-administrativa-econômica neste domingo (26). Para comemorar o aniversário da cidade, a administração ‘Itaberaba de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), realizou a 7ª Semana de Arte e Cultura. Foi uma semana recheada de eventos cívicos, esportivos e culturais que se encerra nesse domingo com o show musical do cantor Tierry, no circuito do evento montado na Praça Josenildo Miguel de Brito, a antiga Praça do Coqueiro.

O ponto alto da comemoração dominical foi a alvorada e queima de fogos de artifícios que acordou a população. Em seguida, a Corrida Rústica e, na sequência, aconteceu a solenidade cívica com hasteamento das bandeiras no pátio da sede da prefeitura, com a apresentação da Fanfarra Estudantil de Itaberaba (Fanedi) e da Fanfarra Estudantil da Escola Novo Tempo (Faneent), além do pronunciamento do prefeito Ricardo Mascarenhas.

Antes do pronunciamento do prefeito, falou o professor, teólogo, filósofo e psicopedagogo, com especialização em filosofia das religiões, Oacir Geraldo Ferreira da Silva. Em seu discurso, o estudioso falou da fundação da cidade, da importância dos primeiros habitantes, dos quilombolas, focando na religiosidade desses nossos antepassados, destacando a intolerância religiosa que acontece hoje, tomando como exemplo, a pajelança, primeira religião da cidade, que segundo ele, foi extinta, e hoje é resgatada sutilmente nos Terreiros de Umbanda.

A Fanfarra Estudantil de Itaberaba marcou o dia de comemorações em Itaberaba | FOTO: Jornal da Chapada |

Valorizando os Maracás, Oacir sugeriu ao prefeito Ricardo, a criação de um museu para os índios, ou, que denomine uma Rua, ou Avenida, com o nome dos Maracás. O teólogo ainda citou nomes de líderes de várias congregações religiosas, como o Babalorixá mestre Chá, Lauro Sampaio, fundador do Centro Espírita, e pastor Miguel. Após entonação do hino de Itaberaba, o prefeito Ricardo Mascarenhas se pronunciou.

O gestor começou seu discurso saudando a todos, agradecendo a presença das famílias, do Poder Legislativo, da vice-prefeita, Maria José Novais, da esposa e primeira-dama, Suzana Matias, dos secretários municipais, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da imprensa. “Ao completar 140 anos Itaberaba realiza há uma semana a 7ª Semana de Arte e Cultura, uma festa bonita, bem organizada, do jeito que nosso povo merece”, disse Ricardo, parabenizando a todos que estiveram comprometidos com a organização do evento.

Histórico da cidade
Itaberaba é uma cidade com população estimada em 70 mil habitantes, localizada na região centro-norte baiano, com clima semiárido e vegetação caatinga. Suas terras nos primórdios foram habitadas pela etnia indígena Maracás, que nomearam uma grande pedra existente no seu entorno de ‘Itibiraba’, que no vocábulo tupi-guarani significa ‘pedra que brilha’.

Estandes de Secretarias Municipais apresentavam serviços e um pouco mais da história da cidade | FOTO: Jornal da Chapada |

A história de fundação da cidade confunde-se com a edificação da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e da Fazenda São Simão. Diz seu histórico, que Itaberaba foi elevada à categoria de Vila do Orobó em 26 de março de 1877, sendo emancipada e elevada à categoria de cidade de Itaberaba por meio da Lei Estadual nº 176 em 25 de junho de 1897. O primeiro prefeito de Itaberaba foi o engenheiro Álvaro Ribeiro Sanches, que foi nomeado em 1930, já o primeiro prefeito eleito foi Plínio Mata Pires, no ano de 1936.

Ao logo desses 140 anos de luta e história, a cidade agora pertence ao Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu e tem se desenvolvido muito nos últimos anos. Por exemplo, deu um salto para o futuro, mas ainda precisa de sustentabilidade econômica que só deve vir com a geração de empregos e renda. Uma meta da administração do atual prefeito. Ricardo Mascarenhas, ao longo dos três meses de mandato, tem enfrentado a crise que assola o país e os municípios brasileiros, administrando os recursos municipais com austeridade, transparência e mudando a cara da cidade.

“Itaberaba está uma cidade arejada e limpa. Não só no centro, mas em toda a sua periferia e zona rural, com seu povo animado e esperançoso”, aponta o gestor. Cercado de colaboradores técnicos e com disposição política, Ricardo administra com responsabilidade e busca ainda mais investimentos. Vem, inclusive, resgatando também a credibilidade da administração pública, atraindo para os eventos de seu governo uma camada da sociedade que estava decepcionada e descrente da política municipal.

Jornal da Chapada

1 / 12

Sair da versão mobile