Chapada: Itaberaba completa 142 anos e prefeito Ricardo Mascarenhas promove semana de eventos

Postado em mar 17 2019 - 6:36pm por Jornal da Chapada

No último dia da ExpoParaguaçu terá o esperado show do cantor Jau; confira a programação e veja o que vai acontecer durante o evento | FOTO: Montagem do JC/Ricardo Alexandre/Secom |

O município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, completa 142 anos de emancipação política e administrativa no próximo dia 26 de março. Para festejar o aniversário da cidade a administração ‘Cidade Todos’ do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), preparou uma semana de eventos e entrega de ações. A semana de homenagens começa nesta quarta-feira (20), às 8h, com a recepção dos proprietários, expositores e animais que vão participar da 3ª edição da ExpoParaguaçu (de 20 a 24) que este ano acontece no Parque do Horto Florestal de Itaberaba – localizado às margens da BR-242 (altura do Posto Sant Helena).

Esse parque vai sediar a Feira de Animais de Alta Genética, Leilões e Competições Ranqueadas, além da 3ª edição da Feira Territorial da Agricultura Familiar do Território Piemonte do Paraguaçu, 3ª Feira de Aves e Pequenos Animais e traz também uma novidade, o Festival Gastronômico do Território Piemonte do Paraguaçu. Durante a recepção, os animais que vão participar do evento passarão por inspeção sanitária realizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Vale salientar que a movimentação no parque dura todo dia e a noite, e a estrutura já começa a funcionar.

“Como em todos os anos, desde o início da gestão, março é um mês de grande empenho da nossa equipe. Em nosso aniversário, tudo é feito com muito amor, dedicação e carinho. A ExpoParaguaçu é um evento de grande porte, que traz um retorno imenso para Itaberaba, visibilidade para o agronegócio e um grande movimento econômico, que impacta positivamente todos os segmentos. Teremos ainda a Semana de Arte e Cultura, um evento multi que fomenta o desenvolvimento cultural e a valorização de nossas tradições. Enfim, esse será mais um aniversário de comemorações, e viveremos momentos marcantes junto ao governador do Estado, Rui Costa, que trará um grande presente para nossa cidade. Estou muito feliz por mais um ano, por mais presentes e por mais conquistas coletivas para nosso povo”, declara o prefeito Ricardo Mascarenhas ao Jornal da Chapada.

No dia 21, o visitante do parque já terá acesso a exposição de produtos, animais, maquinários e veículos, além de prestigiar a abertura. No mesmo dia, acontece o Julgamento de Cavalos da Raça Campolina (ABCC Campolina), Julgamento de Ovinos da Raça Santa Inês (Ranking Nacional), por meio da ACCOBA-ABSI e Julgamento de Caprinos e Ovinos (Ranking Estadual) por meio da ACOBA. Dia 21 também acontece a abertura da 9ª Semana de Arte e Cultura, várias manifestações artísticas e culturais como a realização do ‘Barracão Cultural’ e o já tradicional ‘Carnaval do Caps’ que este ano comemora os 15 anos de implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Itaberaba.

O bloco ‘Abre Alas’ formado por funcionários das secretarias da prefeitura, como a da saúde, usuários, familiares, parceiros da instituição, autoridades, civis e militares e o povo em geral tem previsão de saída às 15h da sede, que fica na Avenida São Paulo, no bairro da Urbis. A folia momesca vem com Rei e Rainha, trio elétrico e percorre as principais ruas do centro da cidade. No dia 22, acontece a abertura oficial do ExporParaguaçu às 10h, com a presença da comitiva do prefeito Ricardo Mascarenhas e do governador Rui Costa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante todo dia, acontece dinâmica de arte do barro, apresentação e provas de pastoreio com cães da raça Border Collie, exposição de aves e pequenos animais, além de distribuição de alevinos em parceria com a Bahia Pesca S/A e Distribuição de Mudas nativas durante todo dia. A novidade do dia é o Festival Gastronômico do Território Piemonte do Paraguaçu. Já no dia 23, acontece a Feira de Agricultura Familiar, palestra sobre Caprinos e Ovinos, Bovinos de Leite, Feira de Artesanato e a noite o grande leilão de exemplares de genética e produção.

No dia 24, último dia da exposição, acontecem cursos voltados ao manejo da agricultura e pecuária e palestras sobre recuperação de áreas degradas com ênfase na Região Piemonte do Paraguaçu. Durante a noite acontece o esperado show do cantor Jau. Vale informar, que o Parque do Horto Florestal de Itaberaba, área com 70 mil metros quadrados, vem recebendo os investimentos estruturais necessários para a realização do evento, como baias, currais e outros.

O evento acontece em parceria da prefeitura Municipal de Itaberaba com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, e da Companhia da Ação Regional (CAR) e muitos outros parceiros. E a festa continua até o domingo dia 26 de março, com as manifestações cívicas em homenagem aos 142 anos de emancipação politica e administrativa de Itaberaba com alvorada, solenidade de hasteamento das bandeiras e sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores.

Jornal da Chapada

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.