Chapada: Segunda etapa projeto ‘Ternos, Rodas e Sambas’ movimenta cultura em Itaberaba

Postado em mar 30 2017 - 12:20pm por Jornal da Chapada
reis

O projeto conta com uma equipe de filmagem e fotografia que produziu um DVD com o registro de todos os eventos | FOTO: Divulgação/Oficial |

Com a proposta de valorizar a cultura popular dos ‘Ternos de Reis’, foi realizada em Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, a segunda etapa do projeto ‘Ternos, Rodas e Sambas’ nos dias 24 e 25 de março. As cidades de Ruy Barbosa, Boa Vista do Tupim e Itaberaba, integrantes do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu, foram representadas com dois grupos de ternos de cada localidade.

O evento foi iniciado com roda de samba, que esquentou os participantes para a noite de palestra com a professora mestra em História Social da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Cíntia Cunha, que destacou as diferenças nos diversos grupos de reis e a importância do reconhecimento desta cultura através do seu tombamento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os sambadores saíram em cortejo pelas ruas da cidade ao som de fogos de artifício e do batuque, na manhã do sábado (25). Eles seguiram em direção a Praça do Coqueiro, onde participaram dos festejos do aniversário da cidade. Aos participantes da feira de artesanato e das diversas escolas presentes foi apresentado repertório característicos das festas dos Santos Reis que acontecem tradicionalmente em 6 de janeiro.

O projeto conta também com uma equipe de filmagem e fotografia que produziu um DVD com o registro de todos os eventos. O que servirá de acervo para os grupos e cidades do território sobre ternos de reis.

“Esse projeto é importante para o nosso território, pois com ele daremos mais visibilidade aos grupos de ternos, que após o mês de janeiro se tornam esquecidos”, afirmou Iana Fraga, proponente do Projeto ‘Ternos, Rodas e Sambas’, que foi selecionado pelo edital de território culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.