As manifestações contra o governo de Michel Temer (PMDB), nesta sexta-feira (31), movimentaram todo o país, e cidades da região da Chapada Diamantina não ficaram de fora, como foi o caso de Ituaçu, Itaberaba e Lençóis, por exemplo. As principais reclamações são as reformas da Previdência e trabalhista e o projeto de terceirização recém-discutido em Brasília e aprovado pela Câmara Federal.
Em Ituaçu, conforme noticiou o site Informe Barra, os professores foram às ruas atendendo a convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNT) e realizaram paralisação e protestos. Os servidores lutam com a classe menos favorecida, para que o governo, por meio da reforma e outros projetos, não tire os direitos adquiridos ao longo do tempo. Na oportunidade, os manifestantes em Ituaçu também reivindicaram da gestão o aumento do piso salarial do magistério.
Em Itaberaba, o Fórum da Cidadania reuniu trabalhadores de vários setores para protestarem contra a atual gestão do Governo Federal. Centenas de manifestantes saíram pelas ruas do centro da cidade entoando palavras de ordem. No município de Lençóis, onde os professores realizaram até greve por conta das medidas do governo Temer, foram pensadas atividades nas escolas com a comunidade para esta sexta.
O professor Vitor Miranda contou ao Jornal da Chapada que foi feito um ‘cinedebate’ na escola localizada na comunidade Quilombola do Remanso. “Passamos o documentário ‘Acabou a paz. Isto aqui vai virar o Chile’, do cineasta Carlos Pronzato”, disse.
Jornal da Chapada