Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cineclube apresenta animação pioneira nesta terça no município de Lençóis

boi
O filme é a terceira animação de longa-metragem feito no Brasil | FOTO: Reprodução |

Inspirado na temática sertaneja do Nordeste, ‘Boi Aruá’, do artista plástico Chico Liberato é a próxima atração do Cineclube Fruto do Mato. A exibição acontece na próxima terça-feira (4), a partir das 19h30, no Teatro de Arena, centro do município de Lençóis, na Chapada Diamantina. A animação, com traço de Cordel, conta a história de ‘Tibúrcio’, um fazendeiro obcecado com a figura misteriosa de um enorme boi negro que o desafia, além de zombar dele. O filme foi premiado pela Unesco.

Pioneiro do cinema de animação na Bahia, Chico Liberato produziu o terceiro filme de animação de longa-metragem feito no Brasil – ‘Boi Aruá’ (1983), que documenta o cotidiano do Nordeste do Brasil, mais especificamente do sertão catingueiro, através do mito do ‘Boi Aruá’.

O artista plástico e diretor da animação, Chico Liberato | FOTO: Reprodução |

Sobre o autor
Francisco Liberato de Mattos, conhecido como Chico Liberato, é um artista plástico e cineasta brasileiro. Teve destacada participação no movimento cultural que envolveu vários artistas na década de 1960 em Salvador, onde nasceu em 1936. Realizou diversas mostras individuais, no Brasil e no exterior.

Entre 1979 e 1991 foi diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia e durante dez anos coordenou a área de Artes Visuais e Multimeios da Diretoria de Imagem e Som da Fundação Cultural do Estado da Bahia. As sessões do cineclube acontecem semanalmente até o dia 25 de julho deste ano. A programação será alternada entre o Teatro de Arena de Lençóis e as escolas públicas da zona urbana e rural.

Mais do Cineclube
O Cineclube Fruto do Mato é um projeto do Edital Setorial de Áudio visual 2016, com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura da Bahia. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (Dimas). As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas