Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Bombeiros realizam formação com brigadistas voluntários em Abaíra e Rio de Contas

fto
Foram 27 brigadistas capacitados em diferentes temas sob a orientação dos instrutores ST BM Uirlei e CB BM Elmo | FOTO: Divulgação/Corpo de Bombeiros |

Entre os dias 30 de março e 1º de abril, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia (CBMBA), por meio da coordenação da operação ‘Bahia Sem Fogo’, base da Chapada Diamantina, realizou capacitação de brigadistas voluntários do distrito de Ouro Verde, município de Abaíra, e de Rio de Contas. Foram 27 brigadistas capacitados em diferentes temas sob a orientação dos instrutores ST BM Uirlei e CB BM Elmo.

Instruções de legislação aplicada ao uso do fogo e ambiental, socorros de urgência, práticas alternativas ao uso do fogo, teoria do fogo, tipos de incêndios florestais, estavam entre os assuntos tratados na formação. Ainda foram debatidos os fatores que interferem no comportamento dos incêndios florestais, sistemas e métodos de combate aos incêndios florestais, rescaldo, segurança em operações com aeronaves e organização da brigada de incêndio florestal.

“Temos o objetivo de formar voluntários para fortalecimento da rede de proteção aos recursos florestais e hídricos, consoante previsto no programa ‘Bahia Sem Fogo’ e um dos objetivos é a integração entre poder público e sociedade civil para a defesa do meio ambiente conforme preceitua o artigo 225 da Constituição Federal, além de difundir e nivelar entre os atores/parceiros, as técnicas de combate seguro dentro dos princípios de segurança que norteiam a execução das atividades executadas pelo CBMBA”, afirma o ST BM Uirlei. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

1 / 12

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas