#Bahia: Corpo de Bombeiros forma brigadistas em mais de 40 cidades baianas

Postado em jul 24 2018 - 11:08am por Jornal da Chapada

Os cursos são realizados em mais de 40 cidades baianas e tem duração de uma semana | FOTO: Divulgação/CBMBA |

Cerca de 1,2 mil brigadistas de combate a incêndio florestal estão sendo formados até setembro pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e Defesa Civil da Bahia, por meio do programa Bahia Sem Fogo. Os cursos são realizados em mais de 40 cidades baianas e tem duração de uma semana.

“A corporação tem uma preocupação com a capacitação não apenas da tropa, mas dos cidadãos civis. Esse curso de brigadistas é voltado para os cidadãos de fora dos quartéis, os voluntários, não apenas com a parte teórica, mas aulas práticas. Em muitos casos, principalmente em incêndios florestais, eles são os primeiros a chegar e precisam estar capacitados para dar uma resposta inicial ao combate”, explica o tenente BM Álvaro Serrão, um dos instrutores responsáveis pela operacionalização da capacitação.

Veja mais fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante a formação, os brigadistas voluntários aprendem sobre legislação, técnicas e táticas de combate a incêndio florestal, organização de brigadas e primeiros socorros, com ênfase a suporte básico de vida. Dessa forma, eles são treinados, capacitados e certificados, podendo dar resposta a princípios de incêndios florestais e tendo condições de ajudar pessoas em caso de acidentes.

O Programa Bahia sem Fogo é coordenado pela Sema e integra o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia (instituído pelo Decreto nº 11.559, de 1º de junho de 2009), formado por representantes de secretarias estaduais, instituições municipais e federais.

O Bahia Sem Fogo tem como objetivo coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado, oferecendo infraestrutura e logística para as ações. Atua na prevenção às queimadas, promovendo cursos para formação de peritos, treinamento de brigadistas, reuniões e oficinas com as comunidades rurais, campanhas de prevenção e sensibilização e a organização de subcomitês. As informações são CBMBA.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.