Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Casa de Estudantes de Nova Redenção em Salvador é reinaugurada

ascom
Inauguração da nova Casa de Estudante reuniu artistas, políticos, pais e colaboradores em Salvador | FOTO: Divulgação/Ascom |

A Casa de Estudantes de Nova Redenção, cidade da Chapada Diamantina, foi reaberta oficialmente em Salvador, na última sexta-feira (31), pela prefeita Guilma Soares (PT). E a cantoria fez a alegria dos presentes nas vozes de Gilton Della Cella, Fábio Paes, Wilson Aragão e ‘Goiano’ no Sarau da Associação Redençoense de Estudantes (ARE). A prefeita falou sobre o sentimento de dever cumprido por conta da reabertura da Casa de Estudantes de Nova Redenção. “A felicidade de estudantes que na gestão passada foram perseguidos, humilhados e literalmente jogados fora, é para nós e para todos os companheiros do ‘Governo da Reconstrução’ uma das maiores vitórias da nossa administração”, afirmou Guilma.

Na oportunidade, ocorreu a entrega de certificados de agradecimento aos colaboradores da ARE que contribuíram com a permanência dos estudantes durante o período de incertezas e do despejo da antiga residência, fazendo doações para mantê-los na cidade. Em seu discurso, a prefeita ainda disse que no seu governo “não existirá crise capaz de fazê-la fechar a Casa de Estudantes” e que “todos os novos moradores terão direito a 100% da bolsa de cursinho pré-vestibular”, com 18 vagas neste primeiro ano. Inclusive os estudantes já foram selecionados e as aulas começaram nesta segunda-feira (3).

Durante o ato de entrega da nova residência, Guilma ressaltou a importância que tem a educação na vida das famílias que mais precisam e se comprometeu com o pagamento do aluguel, das contas de energia elétrica, de abastecimento de água e anunciou a contratação de uma cozinheira para garantir a alimentação de qualidade aos estudantes. O líder político do município, Ivan Soares, relatou a sua experiência como ex-morador da Casa de Estudantes de Itaberaba, segundo ele, a época mais importante de sua vida, quando aprendeu a conviver em grupo.

Estudantes com a prefeita Guilma durante inauguração da nova residência estudantil | FOTO: Divulgação/Ascom |

Ivan foi um dos grandes responsáveis pela abertura da casa de estudantes de Nova Redenção em 1999 e um dos principais mobilizadores pela permanência da casa de estudantes quando a antiga gestão anunciou o fechamento da república. O apoiador e colaborador da ARE, José Donizette, mais conhecido como ‘Goiano’, do Projeto Velame Vivo, falou da importância daquela casa e, em seguida, agradeceu pela homenagem que lhe prestaram. Já o secretário de Governo, Ariston Teles, relembrou dos seis anos vividos na residência estudantil e que o conhecimento adquirido nos estudos hoje é aplicado em prol do município.

Para o secretário de Educação, Jânio Andrade, morar na Casa de Estudantes é uma oportunidade ímpar, por isso pediu aos estudantes responsabilidade nos estudos. O estudante Ronilton Souza contou o que sentiu quando a casa foi fechada e o que agora sente com a sua reabertura, sentimentos que certamente foram compartilhados por muitos. Segundo ele, “não há verso ou poesia que expresse aquilo que estava sentindo com a reinauguração da casa”.

A secretária de Cultura, Márcia Benevides, parabenizou a prefeita pelo cumprimento da palavra empenhada, referindo-se à promessa de campanha em reabrir a casa. Já Edilma Machado, secretária da Juventude, falou da importância daquela residência para a juventude redençoense.

Jornal da Chapada

Confira mais fotos

1 / 6

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas