Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina segue com clima frio e chuvas fracas nos próximos dias

frio
As áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste voltam a registrar as menores temperaturas da Bahia, que devem chegar aos 16°C | FOTO: Jornal da Chapada |

Para os próximos dias são esperadas algumas mudanças nas condições do tempo na Bahia, principalmente em relação às chuvas, pois a massa de ar quente esse seco volta a atuar, resultado, assim, na redução da nebulosidade e das chuvas em grande parte do Estado. Ainda assim, a umidade vinda da região amazônica e do Oceano Atlântico poderá favorecer a ocorrência de chuvas em algumas regiões, a exemplo do Oeste, Recôncavo e Sul.

Além disso, as temperaturas elevadas nessas regiões (com máximas variando entre 31°C e 34°C) aumentam as chances de ocorrer eventos de chuvas mais intensos. Para as regiões do São Francisco, Sudoeste e Chapada Diamantina, onde também há previsão de chuvas, o predomínio será de céu parcialmente nublado, com possibilidade, apenas de chuvas fracas. Já no Norte e Nordeste do Estado, onde essa massa de ar influencia o tempo com mais intensidade, as maiores chances são de céu com poucas nuvens e sem chuvas.

Leia também
Chapada: Cachoeirão e Ribeirão do Meio também encantam com volume de água após chuvas
Chapada: Lajedinho começa a se reorganizar após temporal do fim de semana
Chuvas devem continuar na Bahia e temperatura mínima deve chegar aos 16°C na Chapada Diamantina

Além de reduzir a possibilidade de chuvas, a atuação dessa massa de ar quente e seco também deverá manter as temperaturas elevadas em, praticamente todo o Estado. No entanto, os maiores valores continuam sendo esperados para as regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, onde as máximas deverão oscilar entre 33°C a 36°C. Ainda assim, temperaturas mais amenas também estão previstas para algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, quem continua influenciando o tempo são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, o que deverão manter o céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Mesmo com essa previsão de chuvas, as temperaturas continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 22°C e máximas de 31°C.

O início do outono apresenta características semelhantes a do verão, ou seja, com temperaturas elevadas, chuvas mais intensas, bem como, o aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal situação pode ser vista na previsão para as próximas quarta e quinta quando estes deverão variar de 10 a 12 em todo o Estado. As informações são do Inema.

Leia também
Chapada: Área atingida pelas águas da chuva em Lajedinho será desativada
Chapada: Cachoeira da Fumaça impressiona com volume de água que ganhou da chuva; confira
Chapada: Cachoeira do Buracão encanta ainda mais com o volume de água após as chuvas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas