Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão de céu parcialmente nublado a claro na maior parte da Chapada Diamantina

foto
Temperaturas mais amenas também estão previstas para algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 17°C | FOTO: Reprodução/PML |

Nos próximos dias a massa de ar quente e seco continuará ganhando força, favorecendo a redução da nebulosidade e das chuvas em algumas regiões, sobretudo na faixa central do Estado. Assim, a previsão para a Chapada Diamantina, Sudoeste, São Francisco, Norte e parte do Nordeste é de céu parcialmente nublado a claro na maior parte do período. Por outro lado, no Recôncavo baiano, Sul e nas áreas mais próximas ao litoral do Nordeste, é a umidade vinda do Oceano Atlântico que deverá favorecer a ocorrência de chuvas em algumas localidades dessas regiões. Já no Oeste, é a umidade vinda da região Amazônica que poderá contribuir para a ocorrência de chuvas fracas e isoladas.

A atuação dessa massa de ar quente e seco permanece deixando as temperaturas elevadas em, praticamente, todo o Estado. No entanto, os maiores valores continuam sendo esperados para as regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, onde as máximas deverão oscilar entre 33°C a 36°C. Ainda assim, temperaturas mais amenas também estão previstas para algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 17°C.

Leia também
Chapada: Repasse de verbas para construção de canal em Lajedinho não foi completado
Chapada: Área atingida pelas águas da chuva em Lajedinho será desativada

Na cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas deverão oscilar entre mínimas de 22°C e máximas de 31°C, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico contribuirão para deixar o céu parcialmente nublado com chances de chuvas fracas. O início do outono apresenta características semelhantes a do verão, ou seja, com temperaturas elevadas, chuvas mais intensas, bem como, o aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal situação pode ser vista na previsão para os dias 6 e 7 de abril (quinta e sexta) quando estes deverão variar de 10 a 12 em todo o Estado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte das categorias de intensidades “Muito Alta e Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc. As informações são do Inema.

Leia também
Chapada: Cachoeirão e Ribeirão do Meio também encantam com volume de água após chuvas
Chapada: Lajedinho começa a se reorganizar após temporal do fim de semana

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas