O município de Lajedinho, na região da Chapada Diamantina, teve a situação de emergência reconhecida pela União nesta segunda-feira (17). Após sofrer uma tromba d`água em 2013, em que 17 pessoas morreram, o município registrou 94 desabrigados nas chuvas que caíram entre 31 de março e 1° de abril deste ano. O volume de chuva deste ano superou o de 2013 (veja aqui).
Com a portaria do Ministério da Integração Nacional, a prefeitura pode solicitar apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas. Além de Lajedinho, cidades de Goiás, Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Sul também tiveram a condição homologada. Antes, o estado tinha reconhecido a condição (veja aqui).
Para ter acesso a recursos materiais e financeiros de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após a análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério define o valor do recurso disponível. As informações são do Bahia Notícias.