Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Sítio arqueológico em Várzea Nova é tema de reportagem especial do Bahia Rural

Os estromatólitos da fazenda em Várzea Nova tiveram a idade calculada em 600 milhões de anos | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

A equipe de reportagem do programa Bahia Rural, da Rede Bahia, foi até o município de Várzea Nova, na Chapada Norte, em busca de um sítio arqueológico que é considerado um dos mais importantes de todo o país.

A Fazenda Arrecife é local onde os estromatólitos, formação rochosa biosedimentar antiga em ambiente marinho, são muito visitados e importantes para “entender a evolução da vida e as mudanças ocorridas na superfície terrestre”, disse o geógrafo Ericson Batista de Oliveira na reportagem.

Ou seja, é uma prova que há milhares de anos o sertão baiano foi um imenso oceano com vida marinha. Os estromatólitos da fazenda em Várzea Nova tiveram a idade calculada em 600 milhões de anos.

As rochas da cidade da Chapada Norte foram catalogadas pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e são estudadas por pesquisadores de todos os países. O programa Bahia Rural vai ao ar sempre aos domingos, às 7h.

Jornal da Chapada

Confira o vídeo aqui ou no play embaixo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas