Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Semana de Arte e Cultura é lançada em Nova Redenção com diferentes atividades

foto56
O Centro Cultural Consuêdes Benevides foi entregue à população pela prefeita Guilma e sua equipe após reforma | FOTO: Divulgação |

A 18ª Semana de Arte Cultura de Nova Redenção, município da Chapada Diamantina, foi aberta na última terça-feira (18), apresentando novidades, como a reforma realizada no Centro Cultural Consuêdes Benevides pelo ‘Governo da Reconstrução’ da prefeita Guilma Soares (PT). A secretária de Cultura, Márcia Benevides, antes de convidar Ivan Soares para fazer a abertura oficial do evento, fez um discurso emocionado numa viagem rápida ao passado, relembrando épocas difíceis pela falta de apoio do poder público e, até mesmo, do povo numa época em que não se aceitava as manifestações culturais por ela organizadas.

“Hoje, a realidade é outra. Todos se mobilizaram, tanto o poder público quanto a comunidade e as lágrimas que hoje derramo são de alegria”, afirmou Márcia. Ela agradeceu a todos, em especial ao líder político Ivan Soares, a quem ela considera um parceiro. Em seu discurso, Ivan afirmou ser uma alegria ver o Centro Cultural reformado pelo ‘Governo da Reconstrução’, mas também disse da tristeza em ver que os gastos com a reforma poderiam ser evitados, se não fosse a necessidade de reparar os estragos deixados pela gestão anterior.

Diferentes atividades foram realizadas em pontos centrais da cidade de Nova Redenção | FOTO: Divulgação |

“O povo tem memória e quem achar que ele não tem está enganado. Ninguém aceita mais gestão que vem para destruir, nem governo de faz de conta, que não arregaça as mangas para construir, que não propõe, se ausenta, se omite e não respeita a cultura do povo”, disse Ivan. O líder político também falou sobre a importância da reimplantação da Semana de Arte e Cultura no município e disse ter certeza que a população lotará o auditório em todos os dias da Semana.

Ivan disse ainda que “não tem como não ser parceiro em um evento tão benéfico e positivo para a cidade que hoje, por conta da programação da Semana de Arte e cultura, alcança visibilidade em todo o estado da Bahia, inclusive nas redes sociais”, o que também serve de incentivo e espelho a outros municípios da região. Para ele, esse tipo de ação deve ser contínua. “Para que a cidade avance como aconteceu em 2012, infelizmente, sendo tudo interrompido depois, para somente agora poder voltar”, comentou.

Crianças e adolescentes aprovaram mais uma ação da Secretaria de Cultura | FOTO: Divulgação |

Ivan falou ainda sobre o quanto é ruim ter que começar tudo de novo, mas, dirigindo-se à prefeita, à secretária de Cultura e ao público, inspirado no poeta, recitou: “Começar de novo… vai valer a pena ter se rebelado, ter amanhecido… para que tudo isso ocorresse de novo”. A prefeita Guilma Soares finalizou a solenidade relatando ser um momento importante para todos. Ela falou da importância do Centro Cultural para o povo enquanto “Casa de seres pensantes”, pois, segundo a prefeita, o povo que faz cultura e participa de todas as manifestações culturais realizadas em locais como aquele, e até mesmo nas ruas, adquire maturidade, conhecimento e respeito às suas próprias raízes e “jamais se submete a governos mal-intencionados que não respeitam a identidade cultural de um povo”.

O Centro Cultural Consuêdes Benevides foi entregue à população pela prefeita Guilma e sua equipe após uma reforma. Ganhou nova pintura, portas e janelas foram trocadas e mais aparelhos de ar-condicionado foram instalados. No entanto, o que mais chamou a atenção do público foram as pinturas artísticas nas paredes do auditório, com as feições de representantes da arte e cultura local, regional e nacional. Os rostos dos famosos locais pintados pelo artista Halley foram o do saudoso João do Banjo e também da saudosa poetisa Consuêdes Benevides, além do retrato do filho da terra e cantador da Chapada Diamantina, Ivan Soares. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Confira mais imagens do lançamento

1 / 9
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas