A comemoração dos 126 anos de emancipação política do município de Andaraí tem um calendário festivo com sete dias de manifestações culturais e populares organizadas pela prefeitura local. Essa temporada de atividades começou nesta segunda-feira (24) com uma Biblioteca Itinerante, na Praça da Bandeira. Já na terça-feira (25), acontece o ‘Ocupa Praça’, no Mirante do Ribimba, às 19h30. E na quarta (26) haverá uma roda de conversa sobre o ‘Rabeia’, às 16h, no Anexo Cultural da Biblioteca Municipal Herberto Sales, e o lançamento do livro e uma exposição do fotógrafo Rui Rezende, às 20h00, no Sobradão da Praça do Garimpeiro. A publicação ‘Chapada Diamantina: Um paraíso desconhecido’, traz imagens inéditas da região.
A programação segue na quinta (27) com a ‘Feira de Saúde da Juventude’, a partir das 18h, na Praça da Bandeira, com atendimento para a população. A sexta (28) e o sábado (29) serão os dias em que as ações passam a ser intensificadas. No dia 28 acontece o desfile cívico, com a participação de todas as escolas do município, a partir das 8h, na Praça São Francisco. Em seguida acontece o lançamento do concurso literário ‘A Paisagem Cultural na Obra de Herberto’, e a inauguração da Praça da Ciência, por volta das 11h, no Alto Ibirapitanga. No sábado ainda rola a bola no jogo inaugural do Estádio Municipal de Futebol, às 15h, depois é a vez da primeira Micareme do Século XXI, às 19h30, nas ruas da cidade, e a ‘Marcha do Empoderamento Crespo’, às 19h, também pelas ruas de Andaraí.
No domingo (29), estão programados a gincana do PELC, das 8h às 12h, na Quadra dos Escoteiros; o cortejo cênico da Caravana de Teatro – RCCB, às 10h, nas ruas da cidade; a mesa redonda e oficinas ‘Empoderamento Crespo, Sobre Estética e Antirracismo’, das 15h30 às 19h, no Colégio Edgar Silva. Ainda acontece o batizado e troca de cordão do grupo de Capoeira Corda Bamba de Andaraí, às 17h30, Ginásio do Alto, e a XX Caravana itinerante de Teatro da RCCB, com apresentações teatrais, às 19h, no Colégio Edgar Silva. Para finalizar, no domingo (30) acontece a ‘Rabeia’, às 6h, e a retirada do mastro, às 19h30, nas ruas da cidade.
Jornal da Chapada