Ícone do site Jornal da Chapada

#GreveGeral: Manifestantes paralisam atividades em Ipirá após adesão a protesto nacional; veja fotos

foto
O protesto ganhou força com a chegada dos trabalhadores e uma multidão seguiu em passeata até o centro da cidade | FOTO: Reprodução/Caboronga Notícias |

Trabalhadores de Ipirá, centro-norte da Bahia, fecharam um trecho da BA-052 em frente à fábrica de calçados Paquetá, empresa que emprega mais de 3 mil pessoas, em adesão à greve geral que acontece nesta sexta-feira (28) contra as reformas trabalhistas e da Previdência propostas pelo atual governo federal. Nem mesmo o tempo chuvoso ameaçou o movimento grevista. Deste as primeiras horas da manhã representantes de sindicatos, CUT e outras representações, montaram barricada em frente a fábrica.

Com a chegada dos funcionários, o protesto ganhou força e uma multidão seguiu em passeata até o centro da cidade, onde milhares de trabalhadores se juntaram a caminhada que percorreu a Avenida Cesar Cabral, Praça José Leão dos Santos e Roberto Cintra, centro comercial da cidade. De acordo com publicação do site Caboronga Notícias, foi uma manifestação pacífica onde se viu, pela primeira vez em Ipirá, patrões e empregados aderindo à paralisação que superou a expectativa dos organizadores.

Milhões de pessoas cruzaram os braços, quase 100 anos após a primeira greve geral da história do Brasil, ocorrida em julho de 1917. Embora a adesão dê sinais de ter crescido nos últimos dias, só será possível medir o sucesso no fim desta sexta-feira. Por enquanto, dezenas de categorias mostraram seu apoio ao movimento em todos os cantos do país. Cidades da Bahia estão engajadas no movimento. Jornal da Chapada com informações Caboronga Notícias.

Confira mais fotos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas