Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Tribunal de Justiça da Bahia promove mutirão do Projeto Pai Presente

capa
Juízes e servidores promoveram um trabalho de triagem envolvendo processos físicos e digitais que resultou na listagem de 639 documentos | FOTO: Montagem do JC/Nei Pinto |

O Tribunal de Justiça da Bahia vai promover um mutirão do Projeto Pai Presente com processos de averiguação de paternidade, com assistência jurídica gratuita, entre os dias 29 de maio e 7 de junho, no Fórum das Famílias, em Salvador. A promoção, com incentivo da presidente Maria do Socorro Barreto Santiago, será realizada pela Assessoria Especial da Presidência 2 e a Diretoria de Primeiro Grau, com participação de juízes e servidores das Varas de Família.

Durante o mês de abril, juízes e servidores promoveram um trabalho de triagem envolvendo processos físicos e digitais que resultou na listagem de 639 documentos, dos quais 258 foram selecionados para a pauta do mutirão do projeto. Os processos listados foram encaminhados ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e direcionados ao Pai Presente.

Todos os juízes das Varas de Família foram oficiados pela coordenação do mutirão no sentido de encaminharem relatórios dos processos com averiguação de paternidade com assistência jurídica gratuita até o final do mês de abril.

Como fazer
O Projeto Pai Presente foi criado e é coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e tem por objetivo estimular o reconhecimento de paternidade. A assistência é gratuita evita que o cidadão precise discutir um direito em processo judicial.

Os interessados em participar do projeto, só precisam preencher o formulário, disponível no Cejusc/Balcão de Justiça e entregar em uma destas unidades ou no Núcleo de Conciliação. A declaração pode ser feita espontaneamente pelo pai ou solicitada por mãe e filho. Mais informações pelos telefones (71) 3372-5167/5076 e 0800-2842252. Os dados são do TJ-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas