Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeitos da região cobram demandas para municípios durante marcha em Brasília

foto6
O prefeito de Itaetê com representantes do município a caminho da Marcha dos Prefeitos em Brasília | FOTO: Reprodução/Facebook |

Os prefeitos dos municípios de Itaetê e Itaberaba são alguns dos gestores da Chapada Diamantina que cobram demandas ao governo federal durante marcha em Brasília. A ‘Marcha dos Prefeitos’ acontece até a quarta-feira (18) e envolve associados da União dos Municípios da Bahia (UPB) e entidades representativas de diferentes regiões da Bahia e do Brasil. O atual gestor de Itaetê, Valdes Brito (PT), está no evento acompanhado dos secretários municipais de Ação Social e Educação, Edilene Mendes e Bolota Damasceno, respectivamente, em busca de novos projetos. Ricardo Mascarenhas (PSB), prefeito de Itaberaba, também segue na capital federal para debater novas ações para a região chapadeira.

Essa é a 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, um evento realizado pela UPB, presidida hoje pelo prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD). O evento acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital do Brasil e reúne cerca de 200 prefeitos dos 414 que formam o colegiado da Bahia. Segundo a UPB, esse número é o mais alto em participação de gestores que o estado já registrou.

Leia também
Presidente da UPB diz “que governo federal é Casa Grande e os municípios são a Senzala”

As principais pautas serão a derrubada do veto do ISS; o parcelamento da dívida do INSS; e a correção do piso do magistério a partir do valor recebido por aluno/ano. “Esse número representativo mostra a relevância da Bahia no cenário nacional. Estamos com mais da metade dos municípios em situação de emergência, agravada pela pior seca dos últimos cem anos. É o momento de lutarmos e defendermos as pautas municipalistas e, para isso, nos unimos em uma só força, com 206 municípios presentes”, destaca Eures Ribeiro.

Também durante a Marcha, os prefeitos vão cobrar do presidente Michel Temer (PMDB) a edição da Medida Provisória para ampliar o prazo de parcelamento da dívida dos municípios com o INSS, para 200 meses. Atualmente só é possível fazer esse parcelamento em até 60 meses, com uma entrada de 20% do valor devido. Outra pauta importante da marcha é a correção do Piso do Magistério a partir da correção do valor por aluno/ano.

A receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) não acompanha o aumento do piso, fato preocupante especialmente devido à crise enfrentada pelas prefeituras, quando o Brasil vive uma retração da atividade econômica, há dois anos, além da diminuição dos repasses feitos aos municípios. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas