CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

Chapada: UPA 24h de Itaberaba é apresentada à imprensa pelo prefeito Ricardo Mascarenhas

upa
A unidade vai atender a demanda dos serviços de urgência e emergência da população de Itaberaba e dos municípios que são pactuados na Gestão Plena de Saúde | FOTO: Jornal da Chapada |

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, foi apresentada na tarde da última sexta-feira (19) em entrevista coletiva do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), na sala de reunião da prefeitura municipal. No encontro, Mascarenhas falou sobre os serviços de saúde prestados pela UPA, que está localizada no bairro da Urbis. O gestor informou que a unidade vai atender a demanda dos serviços de urgência e emergência da população de Itaberaba e dos municípios que são pactuados na Gestão Plena de Saúde.

“Com essa estratégia, vamos desafogar o Hospital Geral de Itaberaba [HGI] e vamos poder ampliar a oferta de leitos, realizar mais cirurgias eletivas, ampliar os serviços de obstetrícia e retomar os serviços de ortopedia”, destacou o gestor. Ricardo aposta no sucesso da iniciativa, por já ter experiência na área de Saúde Pública. O gestor falou também sobre as providências que a administração ‘Itaberaba de Todos’ está tomando para que a população tenha acesso fácil e rápido à UPA 24 horas.

Dentre estas providências estão a melhorias das ruas do entorno, retirada de quebra-molas e fixação de placas de sinalização que começará na entrada da cidade, para facilitar a chegada das ambulâncias de outros municípios da Chapada. “Esperamos concluir todas estas providências até o dia 1 de junho”, disse o gestor.

foto6
Coletiva de imprensa do prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas | FOTO: Jornal da Chapada |

Detalhes da UPA
A UPA 24 Horas de Itaberaba vai funcionar com dois médicos plantonistas, enfermeiro e auxiliar de enfermagem e vai oferecer todos os procedimentos para os atendimentos de urgência e emergência como exames de Eletrocardiograma, Raio X e Laboratório. Com uma estrutura adequada e modernos equipamentos, a unidade dispõe de recepção, ala administrativa, dois consultórios médicos, sala de gesso, inalação, sala de curativo e sutura e a sala vermelha.

Nesta última sala, é oferecida capacidade tecnológica e profissional para o atendimento de pacientes em emergência ou urgência médica. Lá, o paciente em estado grave fica em observação por 24 horas, caso melhore tem alta e volta para casa, e não melhorando é encaminhado à Unidade de Referência que pode ser o HGI ou outra, fora do município.

foto6
A UPA 24 Horas de Itaberaba vai funcionar com dois médicos plantonistas, enfermeiro e auxiliar de enfermagem | FOTO: Jornal da Chapada |

Depois da coletiva, o prefeito Ricardo Mascarenhas visitou algumas obras que estão em andamento na cidade, como a Padaria Comunitária, no bairro Açude Novo, o Calçamento do bairro Irmã Dulce, e falou sobre o Camelódromo e a Parada de Transporte Alternativos, que serão instalados na Praça Josenildo Miguel de Brito, a popular Praça do Coqueiro.

Participaram da entrevista os representantes do Jornal da Chapada, como a editora Deninha Fernandes, além de Aliomar Bellas, Benedito Balio Prado e Alex Oliveira, da Rádio Rosário FM, Zezinho e Joelson Rocha, da Rádio Diamantina FM, entre outros. Estiveram presentes ainda, os secretários municipais Marigilza Mascarenhas, de Comunicação e Informação Social, David dos Anjos Sampaio, de Governo, e João Rodrigues de Góes Júnior, da pasta da Saúde.

Jornal da Chapada

Mais imagens

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios