Para melhorar a trafegabilidade nas áreas rurais da Bahia, o Projeto de Estradas Vicinais vai atender inicialmente 62 municípios, com possibilidade de chegar a 98, e beneficiar mais de um milhão de habitantes. O programa realizado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) tem o intuito de realizar melhorias em vias que são consideradas intransitáveis, e realizar outras obras como construções de pontes, bueiros e de passagens molhadas – que garante o trânsito de pessoas e veículos sem interromper o escoamento do fluxo de água.
O projeto está promovendo consultas públicas com sete consórcios, associações de municípios definidos em lei, para escolher os trechos rurais prioritários de cada localidade que vão passar por intervenções. Desta terça (23) até quinta-feira (25), serão realizados encontros nas cidades de Capela do Alto Alegre, Ipirá e Serra Preta, respectivamente. Até o momento, já foram definidos reparos em 11 cidades baianas: Lamarão, Biritinga, Tucano, Araci, Coração de Maria, Irará, Conceição de Feira, Conceição do Coité, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e Capim Grosso, com a participação de mais de 750 moradores. A previsão é de que as melhorias sejam iniciadas no segundo semestre deste ano.
“Esse projeto tem um papel social importante, pois melhora as condições de tráfego nas estradas rurais não pavimentadas, viabilizando o acesso das comunidades à escola e serviços de saúde, além de ampliar o alcance dos produtores no escoamento para o mercado”, explica Creomar Baptista, coordenador de Estradas Vicinais da Seinfra. A previsão é de que as consultas sejam realizadas até 2018.
Entre os critérios adotados para seleção das vias que serão restauradas está a população estimada, os indicadores de área, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e também a proximidade da estrada vicinal com as rodovias estaduais. Os consórcios baianos são: Portal do Sertão, Baixo Sul, Chapada Diamantina, Bacia do Paramirim, Bacia do Jacuípe, Sisal e Sertão do São Francisco.
Apoio
O Projeto de Estradas Vicinais da Seinfra recebe apoio do Programa de Reabilitação e Manutenção de Rodovias da Bahia (Premar II) desde a primeira etapa, que consistia em conhecer, através de consultas públicas, as demandas dos municípios. O investimento previsto é de R$ 65 milhões do Banco Mundial, montante que poderá ser ampliado para R$ 90 milhões se concretizado um futuro empréstimo junto ao Banco Europeu (BEI). As informações são da Seinfra.
Confira o cronograma das consulta públicas:
Dia 23/05 – Capela do Alto Alegre (Câmara de Vereadores, às 14h)
Dia 24/05 – Ipirá (Auditório Elofino Marques, às 14h)
Dia 25/05 – Serra Preta (Centro Comunitário, às 8h30)