Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ricardo Mascarenhas entrega oficialmente a UPA 24 horas em Itaberaba

upa 24h
A comitiva do prefeito Ricardo Mascarenhas visitou todas as alas da UPA 24 horas, que hoje é referência em Itaberaba e para todos os municípios da Chapada | FOTO: Jornal da Chapada |

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB), como havia prometido, apresentou na última quinta-feira (1º) oficialmente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do município de Itaberaba, considerado o portal de entrada da Chapada Diamantina. A primeira-dama Suzana Mathias acompanhou o prefeito na visita oficial à UPA, bem como o presidente do Poder Legislativo Municipal, acompanhado dos vereadores Niltinho, Carlos Tanajura, Bodinho Neto, Samuel Oliveira, Luciano de Santa Quitéria, Walter Sena e Luciano Sampaio. Ainda estiveram presentes secretários municipais, a exemplo do secretário de Saúde, João Rodrigues Góes Junior, amigos, e outros colaboradores da Administração ‘Itaberaba de Todos’.

Durante a visita, a comitiva do prefeito visitou todas as alas da UPA 24h , que hoje é referência em Itaberaba e para todos os municípios da Chapada no atendimento dos serviços de Urgência e Emergência. “Hoje temos atendimento especializado apenas para urgência e emergência. É muito gratificante para o nosso município ter recebido esse equipamento, que é a UPA, porque vai desafogar o Hospital Geral e assim criar mais leitos para cirurgias de ortopedia e obstetrícia”, contou o prefeito ao Jornal da Chapada. Ele confirmou a criação de mais 22 leitos, em complementação aos sete leitos do Hospital Geral de Itaberaba (HGI).

Para o pleno funcionamento da UPA 24h, o prefeito Ricardo Mascarenhas afirmou ter feito os reparos necessários na infraestrutura e no acesso ao local. “Pavimentamos duas ruas de acesso, como foi prometido, colocamos placa de sinalização para facilitar o acesso das pessoas que vem da cidade e de outros municípios da região, inclusive retirando dois quebra molas”, disse Mascarenhas.

1 / 7

Os vereadores Carlos Tanajura, Bodinho Neto (PTdoB), também falaram. “Vim para conhecer as instalações da UPA 24 horas, que são ótimas. A gente percebe que as instalações são as melhores possíveis”, avaliou Tanajura. Já Bodinho disse que “a mudança da urgência e emergência de local é uma atitude muito positiva da gestão. Hoje pude conhecer uma estrutura maravilhosa que ainda não estava sendo utilizada”, afirmou.

Em entrevista ao Jornal da Chapada, o secretário municipal de Saúde, João Rodrigues, falou que a administração ‘Itaberaba de Todos’ pode implantar outra unidade da UPA 24h em outros bairros da cidade. “Esta UPA é considerada de Porte 1, com uma média de até 250 atendimentos/dia com dois médicos plantonistas. No decorrer do tempo caso essa demanda venha aumentar, a gente pode pleitear outra UPA 24 horas Porte 1 para outro bairro ou ampliar essa para Porte 2, que seria atendimento de 350 pessoas/dia, com mais um profissional médico”, afirmou Rodrigues.

Muitos usuários da UPA 24 horas foram ouvidos pelo Jornal da Chapada, em destaque a declaração da idosa moradora do bairro da Escurinha, Júlia Jesus da Silva, de 83 anos, que foi procurar os serviços da UPA 24h acompanhada da cunhada Carmelita Moreira da Silva. “O atendimento é muito bom, agora estou aguardando o carro pra retornar a minha casa”, contou.

Jornal da Chapada

Saiba mais

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas