Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Filme sobre a trajetória dos Novos Baianos vai ser exibido nesta terça em Lençóis

novos
O documentário traz depoimentos de Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Dadi Carvalho, além de artistas brasileiros que participaram do Tropicalismo | FOTO: Reprodução |

A trajetória do grupo musical Novos Baianos é o tema do próximo filme a ser exibido no Cineclube Fruto do Mato, nesta terça-feira (13), em Lençóis, na Chapada Diamantina. O documentário ‘Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano’, do diretor Henrique Dantas, acompanha as transformações da Música Popular Brasileira nos anos 60 e 70, período em que João Gilberto influenciou o trabalho musical de diversos artistas brasileiros.

‘Filhos de João’, lançado em 2009, mostra como o cantor, violonista e compositor de Juazeiro se tornou uma espécie de guru dos integrantes dos Novos Baianos. O documentário traz depoimentos de Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Dadi Carvalho, além de artistas brasileiros que participaram do Tropicalismo. Questões como a contracultura e a ditadura militar no Brasil também são abordadas no filme.

“É um filme que consideramos importante e dentro dos temas já discutidos até agora em nosso cineclube, porque se trata de um documentário feito por um baiano e que fala de artistas baianos que ganharam o Brasil e o mundo”, afirma o cineasta e curador do Cineclube Fruto do Mato, Juca Badaró. Para ele, “Filhos de João” traz importantes reflexões sobre a cultura contemporânea brasileira e precisa ser apresentados às novas gerações.

As sessões do Cineclube Fruto do Mato acontecem semanalmente até o dia 25 de julho deste ano e apresenta os mais importantes e premiados filmes realizados na Bahia. A população de Lençóis e os turistas que visitam a região têm a oportunidade de conhecer obras de cineastas consagrados do cinema baiano, como Glauber Rocha e Edgar Navarro, e também dos novos diretores que fazem parte do cinema contemporâneo da Bahia.

O cineclube é uma realização da Cinepoètyka e Grãos de Luz e Griô, através do Edital Setorial de Audiovisual 2016, com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura da Bahia. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (Dimas). As informações são da assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas