Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Elomar Figueira Mello lança livro durante Feira Literária de Mucugê em agosto

elomar
Elomar é músico e escritor conquistense e lança o seu segundo livro “A Era dos Grandes Equívocos” | FOTO: Montagem do JC/Divulgação – UFMG |

Para quem esperava um motivo para ir à Feira Literária de Mucugê (Fligê) deste ano agora já não tem mais desculpas. É que o músico e também escritor Elomar Figueira Mello estará presente no dia 12 de agosto lançando seu livro e apresentando um concerto lítero musical, acompanhado do maestro João Omar. A Fligê 2017, acontece entre os dias 10 e 13 de agosto e deve reunir escritores de diferentes regiões da Bahia e do Brasil.

Elomar é músico e escritor conquistense e lança o seu segundo livro “A Era dos Grandes Equívocos”, que começou a ser escrito no ano de 2004 e sintetiza o pensamento visionário do próprio Elomar por meio do olhar de quatro personagens: um antropólogo, um poeta, um intelectual engajado e um andarilho, que são multifaces do próprio escritor.

Sobre o concerto
Denominado “Diálogo concertante no sertão de Euclides e de Elomar”, o menestrel mostrará ao público da Fligê o seu excepcional trabalho do trovador. Há mais de 30 anos, Elomar vem se debruçando na escrita de música operística, com cerca de sessenta canções gravadas e outras dezenas ainda inéditas, que evidenciam os sertões brasileiros, ora o retratado por Euclides da Cunha (homenageado da Fligê), ora o de Elomar Figueira.

Debate temático
Antecedendo o concerto, a programação da Fligê abarca a mesma temática, para a participação da historiadora e pesquisadora da obra elomariana, Rita de Cássia Mendes Pereira, e do historiador Luiz Otávio Magalhães, professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), instituição parceira da Fligê 2017.

Seja como arquiteto, escritor, autor de romances de cavalaria, roteiros para cinema e para teatro, poesias e ensaios, a criação artística de Elomar pode ser considerada como um trabalho de resgate e difusão de um gênio que assume a bandeira de brasilidade em tudo que faz, não apenas na produção musical. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas