CidadesCuriosidadesEconomiaMenu Principal

#Bahia: Seca prolongada atinge produtores bovinos no interior; animais têm que ser içados para sobreviver

seca
Conforme a Sudec, mais de 4 milhões de pessoas são afetadas pelo longo período de estiagem | FOTO: Reprodução/G1 |

A seca prolongada que atinge 212 municípios baianos tem causado transtornos e perdas para criadores. Em Itiúba, município na região norte da Bahia, por exemplo, eles enfrentam dificuldades para manter os animais vivos. Com a cidade em situação de emergência com a seca, um dos produtores rurais só consegue manter uma das vacas que cria em pé sustentada por um suporte de madeira com cordas.

Com a estiagem, os pastos e açudes ficam secos e o gado não encontra água para beber e nem alimento, alguns têm somente palma para comer. Assim, os animais ficam bastante debilitados e muitos sequer conseguem se sustentar sozinhos em pé. Conforme a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), mais de 4 milhões de pessoas são afetadas pela seca, 36 mil somente em Itiúba.

Os decretos de emergência permitem que as prefeituras solicitem apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas. Jornal da Chapada com informações de G1BA.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios