Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Cachoeira da Fumacinha escondida entre formação rochosa encanta aventureiros

O ponto turístico fica entre os municípios de Ibicoara e Mucugê, dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Zan Mídia Aérea |

A Cachoeira da Fumacinha, localizada entre os municípios de Ibicoara e Mucugê, na Chapada Diamantina, pode ser destacada como uma das mais belas e escondidas quedas d’água do Parque Nacional (PNCD). A formação rochosa da montanha ao redor da cachoeira é como a concha que esconde uma pérola de beleza incomparável.

Com cerca de 100 metros, a Fumacinha tem sua localização dentro de um cânion que encanta qualquer aventureiro. Ao planejar fazer esse trekking, assim como qualquer outro, é importante procurar sempre uma associação de guia credenciada ou membros do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) – gestor do PNCD.

Existem duas maneiras de conhecer a Cachoeira da Fumacinha. Uma trilha por baixo e outra por cima, o que pode ser feito em dias diferentes. A trilha por baixo tem grau alto de dificuldade, exigindo do visitante uma boa preparação física para enfrentar cerca de 18 quilômetros, entre ida e volta, o que dá algo em torno de oito horas de caminhada.

A grande maioria do trajeto é feito ao longo do Rio Riachão, pulando de pedra em pedra, cruzando as margens várias vezes, caminhando por fendas e se apoiando como numa escalada o que dá ao aventureiro uma sensação aprazível do contato próximo com a natureza. Jornal da Chapada com informações da Zan Mídia Aérea.

Confira vídeo divulgado pela Zan Mídia Aérea

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas